Consulta Sintegra: Como Funciona? Veja Aqui!
O trabalhador brasileiro está sempre cheio de contas para pagar, além de ter que lidar com uma grande quantidade de clientes, sendo muitos deles já conhecidos, enquanto quando chegam os novos, sempre acontece certa desconfiança.
Você já teve esse medo sempre proprietário de uma empresa? Veja abaixo como funciona o sistema do Sintegra, para que ele serve, quem são as pessoas que tem acesso ao mesmo e demais informações.
Fique por dentro de como funciona esse processo e não deixe de prestar atenção em seu negócio.
Consulta Sintegra: Como Funciona?

Conhecido como ferramenta indispensável para os profissionais que lidam com questões fiscais em todo o Brasil, e principalmente demais empresas, o Sistema Integrado de Informações Sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços, ou SINTEGRA apenas, é um conjunto de procedimento administrativos desenvolvido por meio de sistemas computacionais de apoio, sendo que ele é usado de forma simultânea pelas Administrações Tributárias das diversas Unidades da Federação.
Sua principal função é quando o assunto são contribuintes, sendo assim, é possível descobrir mais sobre os processos de compra, venda e demais prestações de serviços. Quando o assunto são os fiscos estaduais, o principal objetivo do Sintegra é propiciar uma maior agilidade e confiança nas informações que são recebidas dos contribuintes, além da troca de dados por entre os estados.
A principal obrigação é a de prestar demais informações, para ambos os lados, conforme está previsto na própria legislação. Assim, por meio desse sistema, está garantido o fluxo de informações entre os fiscos dos estados e também a Receita Federal, onde a segurança vai até quem presta contas, visto que os processos ficam muito mais fáceis e com menos probabilidade de falhas.
Qual é a importância da consulta?
Quando falamos na prática, o maior benefício de fazer sua consulta por meio do Sintegra é de que esse processo garante plena segurança em processos de transações mercantis. Então, você pode verificar se certo CNPJ, CPF ou CCE está de acordo com as normas prescritas da Receita, além dos fiscos estaduais, se prevenindo assim antes de finalizar um negócio.
Os arquivos que são enviados, geralmente tem a necessidade de serem preenchidos conforme as informações que são solicitadas, mas, como cada estado possui suas próprias regras, nem sempre todos os registros que são feitos são obrigatórios.
O processo pode ser muito mais simples e também mais seguro, se você tiver a ferramenta de qualificação de cadastro. Ela faz a verificação automática da situação legal de empresas, não somente do Sintegra, mas também de várias outras fontes públicas e privadas de consultas, não importando se são nacionais ou internacionais.
Essa automatização garante com que se tenha mais aptidão do fornecedor, além da atualização de dados cadastrais das empresas, sendo que ela é feita de forma automática, excluindo assim demais informações que são classificadas como desnecessárias, além de padronizar as mesmas para a comunicação direta com o ERP que o usuário utiliza.
Como é feito o envio de dados para o cadastro?
As empresas que fazem as operações de compra e venda de mercadorias de forma interestadual, tem a necessidade de se cadastrar no Sintegra. O sistema possui uma biblioteca, da qual são feitos demais cálculos para formação de números da Inscrição estadual, sendo super detalhados.
É como se fosse a maneira de criação do CPF, onde a soma precisa sempre ser de determinada quantidade. A diferença quando falamos de Inscrição Estadual, é que cada estado possui um cálculo único para realizar a formação desse número.
Para garantir então que as empresas que façam o cadastro no Sintegra, tenham seus números inteiramente validados, o sistema possui um mecanismo conhecido como Validador Sintegra.
Quando falamos novamente do exemplo do CPF, quando fazemos o preenchimento de algum formulário que avisa que há um número de CPF inválido, essa atuação é feita apenas porque há erro de cálculo no cadastro, totalmente automatizado.
Depois que é comprovada a validade do número da Inscrição Estadual, é nesse momento que as transações comerciais podem ser feitas. Assim, o controle é garantido de forma inteiramente computadorizada por meio de entrada e saída de transações comerciais por meio das empresas e contribuintes do ICMS.
Agora que você já sabe como funciona o processo de consulta do Sintegra, não deixe de verificar sempre que possível em sua empresa, evitando assim demais problemas.
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