IPVA 2021 PA: Consulta, Valor, Pagamento, Tabela

Um dos impostos mais lembrados dos brasileiros o IPVA 2021 PA, visto que ele é considerado um dos mais caros entre todos os existentes. E não somente o IPVA 2021 PA está valendo para o estado do Pará, mas também para qualquer outro estado do país.

Se você possui dúvidas sobre esse processo, acompanhe aqui informações completas sobre o mesmo.

IPVA 2021 PA: Como Funciona?

O IPVA é um imposto cobrado de forma anual para todos os veículos do Brasil, sendo que no estado do Pará não é nem um pouco diferente.

Também é preciso ficar de olho em como fazer o pagamento do seu, visto que qualquer justificativa para atraso não será plausível, incidindo assim demais tipos de multas e taxas de acréscimo.

O IPVA 2021 PA tem o seu valor dividido em duas partes, sendo que uma delas vai diretamente para o município de cobrança e outra para o estado, sendo assim, usadas para melhorias que vão além do trânsito, como é o caso da saúde, de rodovias, de segurança e tudo aquilo que precisar de implementação.

Como tirar 2 Via IPVA 2021 PA?

Quer saber como conseguir tirar sua segunda via do IPVA 2021 PA e evitar que demais dívidas sejam ali acumuladas? Veja abaixo um passo a passo para repetir esse processo rapidamente em seu smartphone ou em seu computador:

1- Acesse o site oficial do Detran PA;

2- Role a página até encontrar a opção “Consulta veículo detalhada”;
Como tirar minha segunda via do IPVA 2021 PA?

3- Na próxima página que se abrir, você deve preencher demais dados das lacunas em branco, como é o caso das informações da placa, o Renavam e a sequência correspondente da imagem de segurança localizada abaixo. Clique então em “Confirmar”.
Como tirar minha segunda via do IPVA 2021 PA?

Na próxima que se abrirá, você não terá somente acesso a sua segunda via do IPVA, mas também a todas as demais pendências ali contidas como: multas, licenciamento, DPVAT e tudo relacionado ao veículo em questão.

É importante sempre deixar todas essas questões em ordem de seu automóvel, visto que quanto mais pendências, maiores costumam ser as taxas de cobrança, gerando mais dor de cabeça e problemas para quem quer estar em plenas condições com a legislação.

Como fazer o pagamento do IPVA 2021 PA?

Uma dúvida que pode cercar a cabeça de muitas pessoas é sobre como realizar o pagamento IPVA 2021 PA, visto que nem sempre é possível fazer essa quitação em qualquer banco. Isso acontece porque o valor deve ser recebido apenas nos bancos filiados ao órgão de trânsito.

Então, caso você não tenha conta em nenhum dos seguintes bancos, terá que fazer um depósito direto na boca do caixa correspondente ou, realizar uma transferência em seu banco, o que ocasionará em demais taxas. Veja quais são os bancos abaixo:

  • Itaú;
  • Bradesco;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Santander;
  • Ou direto em uma casa lotérica.

Qual é o valor do IPVA 2021 PA?

É importante saber que o valor do IPVA não é fixo, variando de acordo com o ano que passa e também de acordo com cada valor de veículo.

Isso acontece porque o IPVA 2021 PA é cobrado de acordo com a alíquota correspondente a categoria do veículo, em cima do preço de mercado do mesmo segundo a tabela FIPE.

Veja abaixo quais são as porcentagens de cada um deles e fique por dentro:

  • Veículos de carga: 1% sobre o valor total do veículo;
  • Motocicletas e similares: 2% sobre o valor total do veículo;
  • Caminhonetes, carros e utilitários: 3% sobre o valor total do veículo.

É importante lembrar que conforme os anos vão passando, os carros costumam ficar cada vez mais desvalorizados, dessa forma, esse valor de imposto vai reduzindo de forma progressiva. Para você que está há muito tempo com o mesmo carro, pode ser uma boa ideia continuar com o mesmo o máximo de tempo que for possível.

Ao saber melhor sobre o IPVA 2021 PA, fica muito mais fácil conseguir se organizar por entre demais pagamentos, por isso, fique sempre de olho em nosso site para receber demais atualizações sobre este e demais temáticas relacionadas a impostos.

Avatar
Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Deixe seu comentário