Conectividade Social

Parte de quem tem empresa e funcionários registrados pelo regime CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) precisa utilizar o Conectividade Social para cumprir obrigações trabalhistas.

Conectividade Social

Mas, você sabe exatamente o que é Conectividade Social? A seguir, preparamos um guia completo sobre o tema. Confira e saiba do que se trata, entre outras informações essenciais.

O que é Conectividade Social?

Conectividade Social é um canal utilizado por empresas para envio de informações sobre o FGTS, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, para a Previdência Social, garantindo o cumprimento de leis.

Trata-se de um canal eletrônico que também funciona para troca de informações sobre FGTS entre a Caixa Econômica Federal (que recolhe e administra a taxa), agente operador do FGTS, empresas, sindicatos, órgãos públicos, entre outros.

Quais são as funções do Conectividade Social?

O Conectividade Social possui diferentes funções que podem ser acessadas por todos os usuários. Logo abaixo indicamos quais são os recursos disponibilizados na ferramenta:

  • Envio de arquivos gerados pelo SEFIP (Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social);
  • Transmissão de arquivos PIS-Empresa Web (Programa Integração Social);
  • Envio de arquivos de GRRF (Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS);
  • Emissão de extratos de contas vinculadas do FGTS de funcionários e relatórios com inconsistências de cadastro;
  • Contratação de parcelamento de débitos de FGTS.

Para quem se destina

O Conectividade Social é destinado para empregadores que se enquadram como MEI (Microempreendedores Individuais), empresas optantes pelo regime tributário Simples Nacional com até 10 colaboradores, ME (Microempresa) e EPP (Empresa de Pequeno Porte).

Para utilizar a ferramenta é obrigatório ter um certificado digital padrão ICP Brasil, obtido junto a uma autoridade certificadora credenciada pelo ITI, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação. A finalidade do certificado é garantir a segurança da operação.

Como acessar o Conectividade Social

O acesso ao Conectividade Social exige adotar diferentes passos. A seguir, indicamos o que precisa ser feito para utilizar a ferramenta em sua totalidade e realizar os processos corretamente:

Obtenha um certificado digital

Como o certificado digital padrão ICP Brasil é obrigatório, o primeiro passo é obtê-lo. Para isso, clique aqui, escolha uma AC (Autoridade Certificadora) e solicite o certificado com o período de validade que desejar (os mais comercializados são de um ou até cinco anos).

Feito isso, agende um dia e horário para comparecer a uma AR (Autoridade de Registro), para apresentar documentos e validar informações fornecidas no momento da solicitação do certificado. Na data, também serão coletados dados biométricos (foto e digitais).

A partir disso, o certificado digital já estará pronto e poderá ser utilizado. Caso tenha alguma dúvida ou dificuldade durante o uso, entre em contato com a AC para obter suporte técnico.

Acesse o Conectividade Social

Quando já tiver o certificado digital, acesse o Conectividade Social clicando aqui. Em seguida, informe sua senha de acesso que é apresentada na obtenção do certificado. Cada senha é pessoal e intransferível.

Documentos para solicitar o certificado digital

A solicitação do certificado digital para acesso ao Conectividade Social só poderá ser feita se apresentar documentos específicos. A seguir, falamos qual é essa documentação:

  • RG e CPF do responsável e representante, se houver (cópia e original);
  • CNPJ atualizado (cópia e original);
  • Comprovante de MEI, ME ou EPP (cópia e original);
  • Documento de constituição que autorize um representante legal a solicitar o certificado (uma procuração, por exemplo).

Em caso de dúvida sobre a documentação, entre em contato com a Autoridade Certificadora para esclarecer o que precisa ser apresentado durante o processo.

Como usar o Conectividade Social

Após acessar a ferramenta e fazer login, o uso do Conectividade Social se dá por meio do menu de serviços. São vários recursos disponibilizados para as empresas, como acesso de informações da empresa, alteração de cadastro de funcionários, comunicado de movimentação do trabalhador, entre outros.

O procedimento é simples: acesse o menu de serviços, selecione o que deseja realizar e siga as recomendações dadas na tela. Em alguns casos, será preciso preencher formulários e selecionar os arquivos a serem encaminhados.

Caso enfrente dificuldade no uso do Conectividade Social, o que pode acontecer quando ainda não se tem experiência na ferramenta, vale a pena acessar o manual de orientação ao usuário disponibilizado pela Caixa Econômica Federal, que pode ser verificado ao clicar aqui.

Deixe seu comentário