Como tirar comprovante de escolaridade – Passo a passo que vai te ajudar

Descubra, aqui, como tirar comprovante de escolaridade e conheça documentos que podem substituí-lo!

O comprovante de escolaridade é um documento solicitado por empresas na hora de contratar profissionais. Também pode ser solicitado na tomada de posse de cargos públicos.

No entanto, não é todo mundo que sabe como tirar comprovante de escolaridade. Este é o seu caso? Então, confira este guia completo que preparamos para lhe ajudar a obter o seu!

O que é comprovante de escolaridade?

Como tirar comprovante de escolaridade - Passo a passo que vai te ajudar

Como seu próprio nome já indica, trata-se de um documento que comprova a escolaridade / nível de instrução da pessoa. Também é conhecido como “declaração de escolaridade” e é emitido pela instituição de ensino em que o cidadão estudou.

Um ponto importante: para ter valor legal, o comprovante de escolaridade precisa ter o carimbo e assinatura do diretor da escola. Portanto, sempre verifique se o documento possui tais características.

Onde e como tirar o comprovante de escolaridade?

O comprovante de escolaridade deve ser solicitado na instituição de ensino em que finalizou seus estudos. Por exemplo, se tiver o ensino médio completo, deverá pedir o documento à escola onde concluiu o curso.

Caso tenha curso superior, peça à universidade em que se formou e assim por diante. Sempre considere seu último curso de formação. Não há necessidade de apresentar o comprovante de escolaridade de todos os cursos, pois se você fez um curso superior subentende-se que possui ensino médio completo.

Em alguns estados dá para emitir o comprovante de escolaridade online, mas nem sempre ele é válido para o que você deseja. Por exemplo, se sua intenção for apresentá-lo para tomar posse de um cargo público, talvez não tenha validade para isso.

O ideal é verificar com antecedência se o comprovante online é válido. Em caso positivo, verifique no site da prefeitura, do governo estadual ou da universidade em que estudou se há a possibilidade de emissão online do documento.

Quem fez o ensino médio no estado de São Paulo, por exemplo, consegue emitir o comprovante de escolaridade desse curso pela internet. Isto é possível acessando a página de consulta pública de concluintes.

Documentos que substituem o comprovante de escolaridade

Não conseguiu pedir o comprovante de escolaridade à instituição de ensino em que estudou? Então, saiba que existem documentos que conseguem substituí-lo. A seguir, você confere quais são:

Diploma

O diploma emitido pela instituição de ensino em que finalizou o curso de formação é válido como comprovante de escolaridade. Perdeu o seu? Neste caso, solicite a segunda via junto à escola ou universidade. Vale lembrar que há a possibilidade de cobrança de uma taxa para emissão da nova via.

Certificado de conclusão de curso

Quando o diploma ainda não foi emitido, a instituição de ensino costuma conceder um certificado de conclusão de curso. Este documento também é entregue por universidades para os alunos de cursos de especialização, extensão e pós-graduações.

Em muitos casos dá para solicitar e emitir o certificado de conclusão de curso online, no site da própria instituição de ensino. Verifique com a universidade onde estudou se há essa possibilidade.

Histórico escolar que informe a conclusão do curso

Documento concedido ao aluno com todas as notas, índice de frequência e eventuais reprovações. O histórico pode ser obtido junto à escola ou universidade onde estudou.

No caso do ensino médio e ensino fundamental, alguns estados disponibilizam a emissão do documento online. É o caso de São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro.

Para emitir o histórico escolar online desses cursos é só acessar o site oficial da Secretaria de Educação e buscar por esse serviço, que é gratuito a toda a população.

Como fazer comprovante de escolaridade?

É possível encontrar pela internet vários modelos de comprovante de escolaridade, mas eles não têm validade. Apenas documentos emitidos por instituições de ensino possuem valor legal.

Portanto, se fizer um comprovante por conta própria não conseguirá utilizá-lo. Outro ponto que muitos se esquecem é que o documento precisa ter informações específicas sobre o aluno, bem como carimbo e assinatura da instituição de ensino. Logo, documentos feitos por conta própria não terão validade.

Quando usar o comprovante de escolaridade?

  • Na matrícula em cursos de formação, como os universitários;
  • Tomada de posse de cargos públicos;
  • Processos seletivos de emprego de empresas do setor privado.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário

/* */