Compra de lote: como funciona? Entenda quais são os requisitos

Se você almeja ter sua casa própria, um dos passos mais importantes para a concretização desse sonho tem a ver com a compra de lote.

Sobre esse quesito, entra em jogo a topografia, a localização, a vizinhança, a infraestrutura e também checar se o lote está regular perante a justiça.

Assim, como pôde observar, são muitos pontos que exigem a máxima análise. Dessa forma, ao analisar cada um deles, vai evitar ter de enfrentar possíveis problemas que possam surgir.

Para te ajudar ainda mais na construção do seu sonho, reunimos neste post algumas dicas sobre como proceder no momento da compra de lote. Vem com a gente!

Avalie o potencial de valorização

Avaliar o potencial de valorização do lote que pretende comprar é a primeira coisa a ser feita independente daquilo que você está destinado a construir.

Para isso, dê uma volta ao redor da região desse lote e se informe quanto o comércio local. Uma ótima forma de obter mais informações é procurar conversar com vizinhos e comerciantes locais.

Além desse diálogo amistoso, você pode contar com a ajuda do Google. Acesse esse buscador e faça pesquisas sobre o lote.

Atente-se à documentação

Compra de lote

Antes mesmo de prosseguir com a negociação, é importantíssimo verificar se o loteamento está registrado conforme as diretrizes da prefeitura.

Com base nisso, nas certidões de propriedade e também na alienação fundiária, cheque se existem irregularidades.

Vale evidenciar que é de suma importância validar se na documentação consta o nome do proprietário que, de fato, está lhe fazendo a venda.

Compra de lote protegido ambientalmente

Após a análise de toda a documentação, faz-se necessário saber se o terreno que pretende comprar faz parte de uma área ambiental que é protegida.

Esse fato deve ser analisado porque, geralmente, pela legislação, essas áreas são impedidas de serem ocupadas.

Logo, construir em uma área de proteção ambiental significa ter dor de cabeça na certa. Assim sendo, mantenha-se informado sobre esse quesito.

Suas expectativas serão atendidas com a compra de lote?

Essa é uma pergunta que você deve se fazer, pois, já imaginou o quão frustrante vai ser se mesmo depois que tiver comprado o lote, não puder colocar o seu projeto em ação?

Isso, sem dúvida alguma, vai ser bem constrangedor. Em alguns estados brasileiros, regem leis que delimitam a altura de edifícios, por exemplo. Por isso, procure a prefeitura local e se informe sobre isso.

Lotes financiados

Para a compra do lote, existem várias modalidades de financiamento disponíveis. Em sua grande maioria, um imóvel pronto apresenta taxas de juros mais baixas do que as de um financiamento.

As diferenças não são muito grandes. No entanto, por ser um financiamento a longo prazo, pode ser que esse fator interfira em seu orçamento.

Em vista disso, o ideal é saber a respeito das opções que estão ao seu alcance e com isso, refazer os cálculos. Veja os dois financiamentos que listamos:

  • Crédito Imóvel Próprio da CAIXA — se você quer financiar um lote cujo valor é inferior a R$200 mil, esse financiamento da CAIXA concede que se feita uma divisão em até 240 meses;
  • Carta de Crédito SBPE — com esse financiamento você conseguirá financiar lotes com valores acima de R$200 mil. Além disso, você tem 18 anos ou 240 para quitar sua dívida.

Veja mais: Como financiar um terreno pela CAIXA

Ficou com alguma dúvida ou quer fazer algum comentário? Fique a vontade, abaixo tem uma área destinada a isso!

.

Paulo Victor Silva
Estudante do curso de Jornalismo pela UFES. Dono de uma mente inquieta e curiosa. Além disso, é amante da leitura e apaixonado pela música.

Deixe seu comentário