Prorrogação do auxílio doença: como aumentar o tempo de benefício?

A prorrogação do auxílio doença é destinada aos segurados do INSS que precisam permanecer afastados de suas atividades por mais tempo do que o previsto na perícia médica. Já o pedido de reconsideração é feito quando a pessoa solicita a realização de uma nova perícia do auxílio-doença, por não concordar com o parecer recebido.

Mas existe um prazo de até 30 dias após a perícia contrária para ser feita a reconsideração. É preciso ficar atento, pois só é possível solicitar a prorrogação do auxílio-doença uma vez a cada benefício.

Mas existem alguns pré-requisitos para o pedido de reconsideração do auxílio-doença. A solicitação é um direito do beneficiário quando o resultado da última avaliação médica realizada pelo instituto tiver sido favorável. Mas se o segurado não se sentir em condições de voltar ao trabalho, pode solicitar a prorrogação.

Também há outro caso em que o pedido de reconsideração é um direito do beneficiário: quando o resultado da última perícia do INSS tiver sido contrário, e o beneficiário não concordar com o indeferimento. 

Como prorrogar o auxílio doença

O requerimento da prorrogação do auxílio doença deve ser feita pelo site do INSS, 15 dias antes do benefício encerrar. O trabalhador vai receber R$ 1.045, mesmo que tenha direito a um valor maior.

Mas muitas pessoas ainda ficam em dúvida sobre como solicitar a prorrogação do benefício pelo site da instituto. Confira abaixo o passo a passo completo para prorrogar o auxílio doença:

  1. Acesse o Meu INSS;
  2. Role a página e vá até “Serviços sem senha”;
  3. Clique em “Agendamento/Solicitações”;
  4. Informe seu CPF e data de nascimento; marque “Não sou um robô” e clique em “Continuar sem login”;
  5. No canto inferior, à direita da tela, clique em “Novo Requerimento”. Em seguida, vá até “Benefício por incapacidade” e depois clique em “Pedido de prorrogação com documento médico”. Logo depois, aperte o botão “Avançar”;
  6. Na próxima tela, você vai visualizar um formulário com todos os seus dados. Preencha o que estiver faltando e corrija o que estiver errado. Após isso, clique em “Avançar”;
  7. Se for solicitado os documentos de identificação e o atestado médico, tire uma foto de cada um deles e anexe no pedido. Depois, clique em “Avançar”;
  8. Informe seu CEP e clique em “Consultar”. Após, selecione a agência da sua preferência e clique em “Avançar”;
  9. Confira se todos os dados de solicitação estão corretos, marque a opção “Declaro que li e concordo com as informações acima” e clique em “Avançar”.
  10. Por último, clique em “Gerar comprovante” para arquivar o documento da solicitação em seu dispositivo. 

Após realizar todo este passo a passo, basta aguardar o recebimento do benefício.

Sobre o auxílio doença

O auxílio doença é um benefício previdenciário pago pelo INSS. Ele é fornecido às pessoas que ficam incapacitadas por mais de 15 dias de realizarem seu trabalho. Mas para isso, é necessário que os segurados cumpram os seguintes requisitos:

  • Incapacidade para o trabalho ou atividade habitual
  • Cumprimento da carência
  • Ter qualidade de segurado

Não se exige que o segurado esteja incapaz para toda e qualquer atividade, mas sim que ele esteja impossibilitado de realizar seu trabalho atual ou atividade habitual. O valor do auxílio doença vai depender das contribuições realizadas pelo segurado no passado.

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS.

Deixe seu comentário