Como preencher guia do INSS – Passo a Passo do GPS INSS

Profissionais que trabalham com registro em carteira contribuem automaticamente com a Previdência Social, com descontos mensais em seu salário que são destinados ao INSS e à aposentadoria.

Mas, e quem não se encaixa nesse perfil e deseja contribuir com a Previdência para se aposentar no prazo e aproveitar o benefício quando a hora chegar? A dica é efetuar contribuições via GPS, a Guia da Previdência Social.

 

O que é e para que serve a Guia da Previdência Social

Trata-se de um formulário também conhecido como GPS INSS, que permite que empregados domésticos, desempregados, donas de casa e autônomos contribuam com a Previdência Social, podendo se aposentar e utilizar o benefício público oferecido pelo Governo Federal.

Como funciona a Guia da Previdência Social

O contribuinte facultativo, como são chamados aqueles que não estão trabalhando com carteira assinada, deve efetuar um pagamento mensal ou trimestral utilizando a GPS, que pode ser obtida no site do INSS ou por meio da compra de um carnê em papelaria, preenchendo-o manualmente.

Independentemente de qual seja a opção escolhida, se virtual ou física, é importantíssimo preencher corretamente a Guia da Previdência Social, inserindo as informações exatas, para não perder dinheiro ou ter complicações em comprovar pagamentos efetuados.

Como preencher a GPS

Quer efetuar a contribuição, mas está na dúvida sobre como preencher a Guia da Previdência Social? Confira um passo a passo para gerar o documento de forma correta:

1. Como preencher GPS via Internet

  1. Acesse o site da Previdência Social, no endereçohttp://sal.receita.fazenda.gov.br/PortalSalInternet/faces/pages/index.xhtml;
  2. Em Módulos disponíveis, escolha seu perfil de contribuinte;
    guia previdencia social como preencher
  3. Escolha sua categoria, se contribuinte individual, doméstico, empresário, facultativo ou segurado especial;
  4. Digite seu NIT/PIS/PASEP;
    como preencher GPS INSS
  5. Informe o conteúdo da imagem gerada automaticamente pelo site, para autenticar seu cadastro;
  6. Clique em Confirmar;
  7. Na página seguinte, informe o mês de contribuição, no campo Competência;
  8. Em Salário de contribuição, informe sua renda mensal, para cálculo do valor a ser pago.

Pronto! A página será automaticamente atualizada, mostrando o carnê do mês. Utilize o código de barras para efetuar o pagamento via Internet banking ou imprima e pague o boleto em agências bancárias, casas lotéricas ou demais postos autorizados.

2. Como preencher GPS manualmente, via carnê

Esta opção é válida para contribuintes que farão o pagamento dentro do prazo de vencimento utilizando o carnê. Para preencher a GPS, é só ler atentamente os campos e escrever:

  1. Nome do contribuinte, telefone e endereço residencial completo;
  2. Data de vencimento da GPS;
  3. Código de pagamento (consulte o seu na página de cálculo da sua categoria, no link https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/calculo-da-guia-da-previdencia-social-gps/);
    calculo previdencia social
  4. Competência, que corresponde ao mês e ano de referência do recolhimento. Informe-a no formato mês/ano, por exemplo, 1/2018;
  5. Identificador, que nada mais é do que o número de NIT/PIS/PASEP do contribuinte;
  6. Valor pago ao INSS pelo contribuinte;
  7. Total, que é igual ao valor a ser recolhido pelo INSS (o mesmo indicado no campo anterior).

Lembrando que o carnê deve ser preenchido em duas vias, sendo uma delas carbonada. A primeira via poderá ficar com o local que recebeu o pagamento, como agências bancárias. Casas lotéricas não retêm essa via.

A carbonada sempre fica com o contribuinte, funcionando como um comprovante de recolhimento do valor. Procure guardá-la com cuidado, para agilizar o processo de solicitação de aposentadoria no futuro.
guia de pagamento previdencia social

GPS trimestral

Os contribuintes que estiverem usando como base de cálculo o valor de um salário mínimo vigente poderão escolher a opção de pagamento trimestral, desembolsando o equivalente a 3 mensalidades de uma só vez.

Neste caso, a data de vencimento a ser preenchida na GPS é sempre dia 15 do mês seguinte de cada trimestre civil encerrado. Por exemplo, em 15 de abril, o contribuinte paga o equivalente aos meses de janeiro, fevereiro e março.

No campo competência da GPS, sempre mencione o último mês do trimestre, ou seja, março, junho, setembro ou dezembro. No campo valor, insira o triplo do que seria pago mensalmente. Depois, é só quitar a guia.

Como pagar GPS

O pagamento da Guia da Previdência Social pode ser feito em postos autorizados, como em agências bancárias e casas lotéricas. Se preferir, também existe a possibilidade de colocar o valor em débito automático, bastando dirigir-se a uma agência do seu banco e solicitar a inclusão.

Avatar
Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pós-graduanda em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.