Como preencher guia do INSS – Passo a Passo do GPS INSS
Profissionais que trabalham com registro em carteira contribuem automaticamente com a Previdência Social, com descontos mensais em seu salário que são destinados ao INSS e à aposentadoria.
Mas, e quem não se encaixa nesse perfil e deseja contribuir com a Previdência para se aposentar no prazo e aproveitar o benefício quando a hora chegar? A dica é efetuar contribuições via GPS, a Guia da Previdência Social.

O que é e para que serve a Guia da Previdência Social
Trata-se de um formulário também conhecido como GPS INSS, que permite que empregados domésticos, desempregados, donas de casa e autônomos contribuam com a Previdência Social, podendo se aposentar e utilizar o benefício público oferecido pelo Governo Federal.
Como funciona a Guia da Previdência Social
O contribuinte facultativo, como são chamados aqueles que não estão trabalhando com carteira assinada, deve efetuar um pagamento mensal ou trimestral utilizando a GPS, que pode ser obtida no site do INSS ou por meio da compra de um carnê em papelaria, preenchendo-o manualmente.
Independentemente de qual seja a opção escolhida, se virtual ou física, é importantíssimo preencher corretamente a Guia da Previdência Social, inserindo as informações exatas, para não perder dinheiro ou ter complicações em comprovar pagamentos efetuados.
Como preencher a GPS
Quer efetuar a contribuição, mas está na dúvida sobre como preencher a Guia da Previdência Social? Confira um passo a passo para gerar o documento de forma correta:
1. Como preencher GPS via Internet
- Acesse o site da Previdência Social, no endereçohttp://sal.receita.fazenda.gov.br/PortalSalInternet/faces/pages/index.xhtml;
- Em Módulos disponíveis, escolha seu perfil de contribuinte;
- Escolha sua categoria, se contribuinte individual, doméstico, empresário, facultativo ou segurado especial;
- Digite seu NIT/PIS/PASEP;
- Informe o conteúdo da imagem gerada automaticamente pelo site, para autenticar seu cadastro;
- Clique em Confirmar;
- Na página seguinte, informe o mês de contribuição, no campo Competência;
- Em Salário de contribuição, informe sua renda mensal, para cálculo do valor a ser pago.
Pronto! A página será automaticamente atualizada, mostrando o carnê do mês. Utilize o código de barras para efetuar o pagamento via Internet banking ou imprima e pague o boleto em agências bancárias, casas lotéricas ou demais postos autorizados.
2. Como preencher GPS manualmente, via carnê
Esta opção é válida para contribuintes que farão o pagamento dentro do prazo de vencimento utilizando o carnê. Para preencher a GPS, é só ler atentamente os campos e escrever:
- Nome do contribuinte, telefone e endereço residencial completo;
- Data de vencimento da GPS;
- Código de pagamento (consulte o seu na página de cálculo da sua categoria, no link https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/calculo-da-guia-da-previdencia-social-gps/);
- Competência, que corresponde ao mês e ano de referência do recolhimento. Informe-a no formato mês/ano, por exemplo, 1/2018;
- Identificador, que nada mais é do que o número de NIT/PIS/PASEP do contribuinte;
- Valor pago ao INSS pelo contribuinte;
- Total, que é igual ao valor a ser recolhido pelo INSS (o mesmo indicado no campo anterior).
Lembrando que o carnê deve ser preenchido em duas vias, sendo uma delas carbonada. A primeira via poderá ficar com o local que recebeu o pagamento, como agências bancárias. Casas lotéricas não retêm essa via.
A carbonada sempre fica com o contribuinte, funcionando como um comprovante de recolhimento do valor. Procure guardá-la com cuidado, para agilizar o processo de solicitação de aposentadoria no futuro.
GPS trimestral
Os contribuintes que estiverem usando como base de cálculo o valor de um salário mínimo vigente poderão escolher a opção de pagamento trimestral, desembolsando o equivalente a 3 mensalidades de uma só vez.
Neste caso, a data de vencimento a ser preenchida na GPS é sempre dia 15 do mês seguinte de cada trimestre civil encerrado. Por exemplo, em 15 de abril, o contribuinte paga o equivalente aos meses de janeiro, fevereiro e março.
No campo competência da GPS, sempre mencione o último mês do trimestre, ou seja, março, junho, setembro ou dezembro. No campo valor, insira o triplo do que seria pago mensalmente. Depois, é só quitar a guia.
Como pagar GPS
O pagamento da Guia da Previdência Social pode ser feito em postos autorizados, como em agências bancárias e casas lotéricas. Se preferir, também existe a possibilidade de colocar o valor em débito automático, bastando dirigir-se a uma agência do seu banco e solicitar a inclusão.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.