Como ligar restrito e transformar seu número em privado?

Você certamente já deve ter recebido alguma ligação e ao verificar o número viu o termo “desconhecido” ou “sem ID do chamador”. Trata-se do famoso número restrito, que não aparece para quem recebe a chamada.

Há quem pense que isso é uma exclusividade de empresas, mas não é, você também pode ligar restrito ou privado mantendo o número de seu celular invisível para outra pessoa.

Quer utilizar esse recurso em seu celular, mas não sabe como? Aqui, você confere como ativar esse serviço! Acompanhe!

como ligar restrito

Como ligar restrito na Vivo, Claro, Tim e Oi

Se sua operadora é Vivo, Tim ou Oi, é simples fazer uma ligação restrita, basta digitar #31# antes do número que pretende chamar. O processo é automático, sem precisar fazer mais nada.

Por exemplo, suponha que queira ligar para um contato com número 00000-0000. Caso sua operadora seja Vivo, Tim ou Oi, digite #31#00000-0000 e a ligação se tornará automaticamente restrita.

Mas, atenção a um detalhe: esse recurso funciona perfeitamente em aparelhos com sistema operacional Android. Já no iPhone, pode ser que o recurso não seja ativado e seu número fique visível para quem recebe a chamada.

E como fazer ligação restrita se seu número de telefone for Claro? Se tentar utilizar o recurso que indicamos acima, as chamadas são automaticamente cortadas.

A Claro diz que se o cliente quiser realizar ligações restritas poderá fazê-las por meio do serviço “Minha Claro”. Veja um passo a passo para ativar esse recurso:

  1. Acesse o Minha Claro. A plataforma está disponível em site e aplicativo para celular na Play Store e App Store;
  2. Faça login informando seu CPF ou e-mail e senha. Caso não tenha conta, clique em “cadastre-se” e siga as recomendações dadas na página;
  3. Selecione “serviços” e procure pela opção “sigilo de chamadas”.

Pronto! A partir da ativação, seu número aparecerá como restrito todas as vezes que realizar chamadas a partir de seu celular.

Como fazer ligações com número restrito no Android

Não quer ficar digitando #31# todas as vezes que quiser fazer uma chamada com número restrito? Então, saiba que dá para configurar seu aparelho Android para tornar toda ligação privada / sem identificação. Confira o passo a passo abaixo sobre como ativar esse recurso:

  1. Toque no ícone de telefone;
  2. Selecione os três pontinhos para acessar o menu de configuração;
  3. Vá em “configurações” e procure por “serviços complementares”;
  4. Selecione a opção “exibir meu ID originador”;
  5. Toque em “ocultar”.

Assim que finalizar este passo a passo todas as suas ligações passarão a ser privadas / anônimas, aparecendo para seus contatos como “desconhecido”, “restrito” ou “número privado”.

Um detalhe importante: dependendo de seu aparelho, pode ser que os menus e acesso a esse recurso mude. Mas, o caminho é bem parecido em todos os aparelhos, sempre começando pelo ícone de telefone e no menu configurações.

Como sempre fazer chamadas restritas e privadas no iPhone

Caso tenha um iPhone, também é possível configurá-lo para sempre fazer chamadas restritas e privadas. A seguir, indicamos como configurar esse recurso:

  1. Acesse “ajustes” e procure por “telefone”;
  2. Selecione a opção “mostrar meu número”;
  3. Desative a caixa dentro de “mostrar meu número”.

Vale mencionar que esse recurso pode apresentar instabilidade e algumas chamadas serem concluídas sem tornar seu número privado. Isso é algo específico do iOS, portanto, considere essa hipótese.

Como desativar ligações restritas?

Depende da forma que utiliza para fazer chamadas restritas. Se digitar #31# antes dos números, não há necessidade de alterar configurações, basta não discar mais essa função.

Caso tenha alterado a configuração do Minha Claro, acesse o aplicativo ou site do serviço e faça a modificação, liberando novamente para que seu número fique visível ao realizar chamadas.

Se chegou a restringir a visualização de seu número na configuração do teclado de seu celular, é só repetir o mesmo processo de acesso e desmarcar a opção de ocultar.

Restringir número em ligações é pago?

Não, trata-se de um serviço 100% gratuito que pode ser utilizado por qualquer usuário de celular. O usuário só paga o preço da chamada telefônica, que varia de acordo com a operadora e pacote de serviços que possui.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário