Como funciona o SUS – quem tem direito, como usar
Se tem uma coisa que temos que priorizar nessa vida é a nossa saúde, não é mesmo? E, para nos ajudar a cuidar da nossa saúde, existem vários programas públicos à disposição da população. Um deles é o SUS. Para quem não sabe, o Sistema Único de Saúde (SUS) surgiu em 1988 e é um dos maiores programas de saúde de todo o mundo, beneficiando cerca de 180 milhões de brasileiros.
Apesar desse número expressivo, existem vários brasileiros que ainda têm dúvidas e muitas vezes não sabem como funciona o sistema. Por isso vamos te ajudar a entender melhor como funciona esse programa tão grande e benéfico para toda a população do Brasil.
Veja só como funciona o SUS hoje em dia com uma animação super educativa:
Quem pode usufruir
Uma das grandes perguntas que surge sempre que tocamos nesse assunto é “quem pode usufruir”.
Todos os cidadãos brasileiros, desde o seu nascimento, têm direito ao serviço de saúde pública. Então, desde que você nasce, já tem direito de usar o SUS.
O programa é sustentando através da arrecadação de impostos e contribuições pagas pelos próprios brasileiros. Ou seja, é algo que nós mesmos pagamos e temos o direito de usufruir de todos os seus benefícios.
O atendimento é, ou pelo menos deveria ser, igual para todas as pessoas, sem discriminação e sem distinção por pessoas.
O cartão do SUS
O cartão do SUS é um documento pessoal que ajuda no controle dos procedimentos feitos pelo paciente e ajuda os médicos a descobrirem o que já foi feito, o histórico do seu paciente, os medicamentos que o mesmo toma, quais as doenças crônicas, alergias a medicamentos, etc.
Por isso todos os brasileiros devem ter um cartão do SUS, mesmo que façam consultas em médicos particulares, é esse cadastro que vai te ajudar se algum dia você precisar da rede pública tanto para consultas como também para urgência e emergência.
Só com esse cartão, ou com o seu número, é possível agendar consultas, marcar o pré natal, checar a pressão, reeber uma vacina e até mesmo fazer exames de rotina.
Então para quem ainda não possui o cartão do SUS basta ir até a Unidade Básica de Saúde mais próxima com CPF, RG e comprovante de endereço. O cartão sai na mesma hora e você já pode utilizá-lo imediatamente.

Como funciona
O Sistema Único de Saúde é composto por:
- Agentes comunitários
Os agentes fazem a ligação entre as famílias e as unidades de saúde. Os mesmos visitam as casas e buscam identificar se existe algum problema de saúde, se existe alguma mulher grávida ou qualquer outro fator que coloque em risco a saúde dos moradores.

- Unidades básicas de saúde
É o apoio dos agentes comunitários e é responsável pelo primeiro atendimento dos pacientes. Nos casos em que a unidade não consegue solucionar é feito o encaminhamento do paciente até o hospital mais próximo. Essas unidades servem também para agendar consultas em todas as áreas e até mesmo realização de alguns exames, aplicação de injetáveis, etc.
Deixe seu comentário