Início » Cidadão - Portal de direitos e benefícios (Conheça seus direitos) » Como funciona o SUS – quem tem direito, como usar

Como funciona o SUS – quem tem direito, como usar

Se tem uma coisa que temos que priorizar nessa vida é a nossa saúde, não é mesmo? E, para nos ajudar a cuidar da nossa saúde, existem vários programas públicos à disposição da população. Um deles é o SUS. Para quem não sabe, o Sistema Único de Saúde (SUS) surgiu em 1988 e é um dos maiores programas de saúde de todo o mundo, beneficiando cerca de 180 milhões de brasileiros.

Apesar desse número expressivo, existem vários brasileiros que ainda têm dúvidas e muitas vezes não sabem como funciona o sistema. Por isso vamos te ajudar a entender melhor como funciona esse programa tão grande e benéfico para toda a população do Brasil.

Veja só como funciona o SUS hoje em dia com uma animação super educativa:

Quem pode usufruir

Uma das grandes perguntas que surge sempre que tocamos nesse assunto é “quem pode usufruir”.

Todos os cidadãos brasileiros, desde o seu nascimento, têm direito ao serviço de saúde pública. Então, desde que você nasce, já tem direito de usar o SUS.

O programa é sustentando através da arrecadação de impostos e contribuições pagas pelos próprios brasileiros. Ou seja, é algo que nós mesmos pagamos e temos o direito de usufruir de todos os seus benefícios.

O atendimento é, ou pelo menos deveria ser, igual para todas as pessoas, sem discriminação e sem distinção por pessoas.

O cartão do SUS

O cartão do SUS é um documento pessoal que ajuda no controle dos procedimentos feitos pelo paciente e ajuda os médicos a descobrirem o que já foi feito, o histórico do seu paciente, os medicamentos que o mesmo toma, quais as doenças crônicas, alergias a medicamentos, etc.

Por isso todos os brasileiros devem ter um cartão do SUS, mesmo que façam consultas em médicos particulares, é esse cadastro que vai te ajudar se algum dia você precisar da rede pública tanto para consultas como também para urgência e emergência.

Só com esse cartão, ou com o seu número, é possível agendar consultas, marcar o pré natal, checar a pressão, reeber uma vacina e até mesmo fazer exames de rotina.

Então para quem ainda não possui o cartão do SUS basta ir até a Unidade Básica de Saúde mais próxima com CPF, RG e comprovante de endereço. O cartão sai na mesma hora e você já pode utilizá-lo imediatamente.

cartão-sus

Como funciona

O Sistema Único de Saúde é composto por:

  • Agentes comunitários

Os agentes fazem a ligação entre as famílias e as unidades de saúde. Os mesmos visitam as casas e buscam identificar se existe algum problema de saúde, se existe alguma mulher grávida ou qualquer outro fator que coloque em risco a saúde dos moradores.

agente-comunitário-da-saude
  • Unidades básicas de saúde

É o apoio dos agentes comunitários e é responsável pelo primeiro atendimento dos pacientes. Nos casos em que a unidade não consegue solucionar é feito o encaminhamento do paciente até o hospital mais próximo. Essas unidades servem também para agendar consultas em todas as áreas e até mesmo realização de alguns exames, aplicação de injetáveis, etc.

Rafaela Trevisan Cortes
Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Comente