Como financiar um terreno pela CAIXA? Passo a Passo e Requisitos
Como financiar um terreno pela CAIXA? Esse pode ser um dos inúmeros questionamentos de quem está pensando em construir uma casa. Afinal de contas, o financiamento envolve muitos trâmites.
Então, se o que está impedindo você de construir sua casa própria se refere ao financiamento, pode ficar despreocupado, pois vamos lhe ajudar.
Assim, neste post você vai entender o que é a aquisição de terreno, e também sobre como financiar um terreno pela CAIXA. Vem com a gente!
O que é a aquisição de terreno
Sobre esse aspecto, a Caixa te ajuda a adquirir seu terreno e também à construção de sua residência. E para isso, como parte do pagamento de entrada, o seu FGTS pode ser usado.
Dessa forma, a taxa de juros cobrada pelo financiamento Caixa é anual, e a partir de 5%. Quanto a prestação, ela não poderá ultrapassar 30% da renda familiar.
Outro fato importante tem a ver com a renda mensal familiar, às famílias que possuem renda de até R$3.600,00, são concedidos descontos especiais sob a forma de financiamento.
Critérios para ser contemplado com financiamento da CAIXA

Adjunto a uma imobiliária, é possível simular o crédito que se está requerendo. Com a simulação você vai ter conhecimento a respeito dos possíveis valores que a CAIXA pode liberar.
No entanto, para obter um valor assertivo a ser liberado, é de suma importância que todos os documentos pessoais, bem como os comprovantes, estejam separados corretamente.
Com isso em visto, a seguir, reunimos os critérios para ser contemplado com financiamento da CAIXA.
Confira:
- Idade superior a 18 anos, ou, documento que comprove a emancipação aos 16 anos;
- Ter nascido no Brasil. Caso contrário, obter o visto permanente no país;
- Possuir capacidade civil e também de pagamento;
- Não estar com dívidas pendentes — CPF cadastrado no SPC e SERASA;
- A prestação não pode ser superior a 30% da renda mensal de sua família;
- Não apresentar empréstimos e/ou financiamentos em processo;
- Caso ocorra inadimplência no decorrer do financiamento, a CAIXA pode confiscar o imóvel a fim de saldar o débito.
Antes mesmo de dar início ao subsídio de um terreno, avalie com muita cautela a sua atual situação financeira. Para isso, faça o Simulador Habitacional CAIXA. Após fazê-lo, vai ter uma noção de como tudo ocorrerá.
A escolha do terreno ideal
Depois de ter feito a simulação e até ter tido o financiamento CAIXA aprovado, é preciso iniciar a busca de um terreno, que deve ser realizado tendo a ajuda de algum corretor de imóveis.
Será esse corretor que vai acompanhar todo o processo. Assim, para que não tenha surpresas desagradáveis, o ideal é pesquisara a respeito desse profissional e saber ser ele tem boas referências.
Produção do projeto arquitetônico
Encontrou o terreno ideal? Ótimo. Agora, junto a um arquiteto ou engenheiro, você necessita providenciar a produção e, por conseguinte, a aprovação do projeto arquitetônico da casa que almeja construir.
Com base nisso, a próxima etapa faz jus a planejar quais materias vão ser utilizados em toda a obra. Desse modo, evitará possíveis imprevistos durante a execução da obra.
Deixe seu comentário