Como financiar um terreno pela CAIXA? Passo a Passo e Requisitos

Como financiar um terreno pela CAIXA? Esse pode ser um dos inúmeros questionamentos de quem está pensando em construir uma casa. Afinal de contas, o financiamento envolve muitos trâmites.

Então, se o que está impedindo você de construir sua casa própria se refere ao financiamento, pode ficar despreocupado, pois vamos lhe ajudar.

Assim, neste post você vai entender o que é a aquisição de terreno, e também sobre como financiar um terreno pela CAIXA. Vem com a gente!

O que é a aquisição de terreno

Sobre esse aspecto, a Caixa te ajuda a adquirir seu terreno e também à construção de sua residência. E para isso, como parte do pagamento de entrada, o seu FGTS pode ser usado.

Dessa forma, a taxa de juros cobrada pelo financiamento Caixa é anual, e a partir de 5%. Quanto a prestação, ela não poderá ultrapassar 30% da renda familiar.

Outro fato importante tem a ver com a renda mensal familiar, às famílias que possuem renda de até R$3.600,00, são concedidos descontos especiais sob a forma de financiamento.

Critérios para ser contemplado com financiamento da CAIXA

Como financiar um terreno pela CAIXA

Adjunto a uma imobiliária, é possível simular o crédito que se está requerendo. Com a simulação você vai ter conhecimento a respeito dos possíveis valores que a CAIXA pode liberar.

No entanto, para obter um valor assertivo a ser liberado, é de suma importância que todos os documentos pessoais, bem como os comprovantes, estejam separados corretamente.

Com isso em visto, a seguir, reunimos os critérios para ser contemplado com financiamento da CAIXA.

Confira:

  • Idade superior a 18 anos, ou, documento que comprove a emancipação aos 16 anos;
  • Ter nascido no Brasil. Caso contrário, obter o visto permanente no país;
  • Possuir capacidade civil e também de pagamento;
  • Não estar com dívidas pendentes — CPF cadastrado no SPC e SERASA;
  • A prestação não pode ser superior a 30% da renda mensal de sua família;
  • Não apresentar empréstimos e/ou financiamentos em processo;
  • Caso ocorra inadimplência no decorrer do financiamento, a CAIXA pode confiscar o imóvel a fim de saldar o débito.

Antes mesmo de dar início ao subsídio de um terreno, avalie com muita cautela a sua atual situação financeira. Para isso, faça o Simulador Habitacional CAIXA. Após fazê-lo, vai ter uma noção de como tudo ocorrerá.

A escolha do terreno ideal

Depois de ter feito a simulação e até ter tido o financiamento CAIXA aprovado, é preciso iniciar a busca de um terreno, que deve ser realizado tendo a ajuda de algum corretor de imóveis.

Será esse corretor que vai acompanhar todo o processo. Assim, para que não tenha surpresas desagradáveis, o ideal é pesquisara a respeito desse profissional e saber ser ele tem boas referências.

Produção do projeto arquitetônico

Encontrou o terreno ideal? Ótimo. Agora, junto a um arquiteto ou engenheiro, você necessita providenciar a produção e, por conseguinte, a aprovação do projeto arquitetônico da casa que almeja construir.

Com base nisso, a próxima etapa faz jus a planejar quais materias vão ser utilizados em toda a obra. Desse modo, evitará possíveis imprevistos durante a execução da obra.

Paulo Victor Silva
Estudante do curso de Jornalismo pela UFES. Dono de uma mente inquieta e curiosa. Além disso, é amante da leitura e apaixonado pela música.

Deixe seu comentário