Como fazer o Pix na CAIXA; cadastro da chave Pix e como funciona

Pix é um sistema de pagamentos instantâneos que tem mudado a forma de realizar pagamentos e transferências. A respeito disso, você sabe como fazer o Pix na CAIXA?

Então, se essa dúvida paira em sua mente, chegou ao lugar certo. Aqui neste post, vamos tirar suas dúvidas a respeito de como fazer o Pix na CAIXA. Boa leitura!

O que é o Pix?

Como fazer o Pix na CAIXA

Trata-se de um sistema de pagamentos que visa a instantaneidade a respeito de transferências bancárias, compras e pagamento de boletos.

Essa operação permite que sejam feitas transferências, entre várias outras funcionalidades, em até dez segundos. E isso, independente do dia ou hora do ano.

Além dessas facilidades, com o Pix, é possível transferir valores digitando apenas o CPF ou o número de celular da pessoa que vai receber.

Chave Pix na CAIXA

Como fazer o Pix na CAIXA

No momento em que vai fazer a utilização do serviço, a chave Pix funciona como um dado que identifica a sua conta.

Assim, essa chave dispensa o uso de informações bancárias para efetuar pagamentos ou transferências. Dessa forma, é necessário uma única informação, que é a chave Pix.

A seguir, confira os dados e documentos que podem ser registrados como uma chave Pix:

  • Número de celular;
  • CPF ou CNPJ;
  • Chave aleatória;
  • E-mail.

A respeito dessas informações, é importante salientar que cada chave só pode ser associada a uma conta.

Como funciona o Pix na CAIXA

Como fazer o Pix na CAIXA

Para quem vai receber, é preciso que seja feito o cadastro da chave Pix na instituição financeira CAIXA. Em seguida, forneça a chave a quem for te pagar. Fora isso, você ainda consegue gerar um QR Code e passar para o pagador.

Contudo, se ao invés de receber, você precisa pagar ou transferir, basta seguir o passo a passo que preparamos. Acompanhe:

  • Clique no ícone do Pix através do aplicativo CAIXA ou do app CAIXA Tem;
  • Acesse a opção “Pagar/Transferir”;
  • Agora, digite a chave Pix a pessoa que vai receber a quantia. Com a câmera do celular, você tem a opção de capturar o QR Code que foi gerado.

Além disso, muitos estabelecimentos comerciais têm utilizado o Pix. Alguns deles geram o próprio QR Code sem ou com valor fixo, o deixando visível no balcão. Assim, os pagamentos de seus clientes se tornam mais ágeis.

Como cadastrar a chave do PIX na Caixa

Como fazer o Pix na CAIXA

O cadastro da chave Pix pode ser por meio dos aplicativos CAIXA Tem, CAIXA, Internet Banking ou nos terminais de Autoatendimento das agências da CAIXA.

A respeito dos apps, preparamos o passo a passo do processo de cadastramento da chave Pix que pode ser feito tanto em aparelho celular do sistema Android quanto iOS. Confira:

  1. Após acessar o App Store ou o Google Play, o aplicativo da CAIXA deve ser atualizado para a última versão disponível;
  2. Agora, realize o login em sua conta;
  3. Com acesso à tela principal, clique em “Pix”. E no menu que surgir, acesse o ícone “Pix”;
  4. Localize o ícone “Cadastrar chave” e clique sobre ele. A seguir, terá de tocar de novo em “Cadastrar chave”;
  5. Basta escolher o tipo de chave que mais lhe convém e clicar em “Continuar”;
  6. Nesse instante, você receberá o código via SMS em seu aparelho celular. O digite no aplicativo para prosseguir;
  7. Verifique se todos os dados informados estão de acordo com o que você disponibilizou. Se estiver conforme o fez, clique em “Continuar”;
  8. Agora, digite a senha que você criou e espere pela confirmação de todo o processo realizado.

Pode ser que tenha dado um pouco de trabalho, em vista da quantidade de passos a serem seguidos, mas agora, você sabe como fazer o Pix na CAIXA!

Saiba mais: Como evitar golpes no Pix?

Ficou com alguma dúvida ou quer fazer um comentário? Fique a vontade, abaixo tem uma área destinada a essa finalidade!

Paulo Victor Silva
Estudante do curso de Jornalismo pela UFES. Dono de uma mente inquieta e curiosa. Além disso, é amante da leitura e apaixonado pela música.

Deixe seu comentário