Como evitar golpes no PIX? Aprenda aqui!

O PIX é o mais novo lançamento e novidade de tecnologia bancária disponível em nosso país, do qual é possível realizar transferências e pagamentos sem ter que esperar o clássico “compensar” do outro dia, ou seja, o processo é feito na hora, independente de qual seja o dia, horário ou momento do mês em que se esteja.

Essa atualização veio para trazer muitas mudanças para os consumidores e empresários brasileiros, principalmente por não existir mais a cobrança abusivo de taxas para transferências que antes eram cobradas pelos bancos.

Mas, muito se fala sobre a possibilidade do surgimento de fraudes e golpes, portanto, leia esse texto e fique atento sobre quais são os cuidados necessários.

Como evitar golpes no PIX? Veja aqui!

Como evitar golpes no PIX? Veja aqui!

Pela alta procura do serviço PIX, sistema desenvolvido pelo Banco Central, começou uma grande mobilização de golpistas para encontrar formas de roubo, muitas delas novas e outras antigas para assim, enganar clientes durante o período de cadastro da plataforma.

O PIX entrará em operação apenas no dia 16 de novembro, mas, já foi iniciado o processo de cadastramento das Chaves PIX desde o último dia 5. Os golpistas já utilizaram desse momento, principalmente porque os bancos e agências financeiras fazem a sugestão para que se faça o registro no serviço, para então, ter acesso as contas das vítimas.

Conforme pesquisa realizada pela empresa de segurança digital Kaspersky, foram encontrados mais de 60 sites falsos, dos quais se utilizam da técnica de “phishing” para assim, roubar informações. O termo “phishing” é semelhante à pescaria em inglês, visto que os ladrões se utilizam do PIX como a “isca” para que a vítima dê seus dados de bandeja.

As técnicas mais comumente utilizadas são:

  • Instalação de softwares maliciosos (malwares) em computadores e também nos celulares;
  • Promoções falsas para conseguir coletar dados;
  • Indução no momento da entrega de informações por meio de cadastro falso.

Os especialistas em segurança afirmam que o sistema do PIX atende a todos os padrões de segurança digital. Mas, os golpistas em questão, se utilizam de meios dos quais o usuários acabará entregando demais informações da conta bancária, dados pessoais e até mesmo senhas.

Como não cair em um golpe?

É recomendado pelo Banco Central que o usuário realize qualquer tipo de cadastramento de chave e demais operações, apenas pelos aplicativos dos bancos ou agências financeiras. As instituições financeiras destacam que não costumam pedir por senhas ou demais códigos de validação de transações (os já conhecidos tokens), para além de seus canais digitais.

Muitos golpes podem chegar até o consumidor final por meio de SMS, e-mail, WhatsApp e também pelas redes sociais, por isso, ao receber uma mensagem de seu banco ou agência, é preciso verificar previamente antes de sair clicando por aí.

Veja algumas dicas muito importantes abaixo:

  • Não clique em links antes de ler com calma a mensagem;
  • Procure ter cuidado com links menores, dessa forma, verifique mais ainda os demais itens contidos nas mensagens com mais cuidado;
  • Em nenhuma hipótese coloque sua senha ou token foram do aplicativo ou site oficial do banco – nem que seja solicitado pelo telefone;
  • Não compartilhe nenhum código de verificação, como costuma acontecer com o WhatsApp, principalmente se for recebido por e-mail ou SMS;
  • Procure verificar o número por onde o SMS foi enviado, caso seja um número desconhecido, há grandes chances de que seja um golpe;
  • Procure chegar o remetente do e-mail para constatar se é um endereço seguro do seu banco em questão;
  • Quando em redes sociais, procure verificar se a conta da instituição financeira tem o selo de verificação;
  • Sempre desconfie de promoções que são boas demais.

De forma geral, é indicado que sempre se esteja esperto! Caso tenha dúvidas, procure acessar a plataforma online do seu banco, seja por meio do aplicativo ou pelo site oficial, verificando o cadastramento de chaves e senhas do PIX por ali.

E em caso de desconfiança, entre em contato direto com seu banco ou ligando para o gerente de sua conta, afinal, cuidado demais nunca é perdido.

Agora que você já sabe quais são os cuidados necessários com o PIX em seu celular ou demais aparelhos, procure sempre ficar de olho em nossas atualizações do site, aqui você acompanha mais sobre possíveis golpes, como proteger sua conta e mais sobre as notícias mais quentes.

Avatar
Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Deixe seu comentário