Como emitir nota fiscal MEI – onde fazer e qual modelo de nota utilizar

Para quem deseja ter o seu próprio negócio ou mesmo se formalizar, um grande passo para isso é virar Microempreendedor Individual.

Os profissionais autônomos têm seus benefícios, como a flexibilidade quanto a horários. No entanto, muitos possuem dúvidas sobre como emitir nota fiscal MEI.

Então, se esse é o seu questionamento, chegou ao lugar certo. Aqui, vamos explicar como emitir nota fiscal MEI para que assim você consiga progredir em seus negócios!

Por que optar pela Nota Fiscal Eletrônica?

Como emitir nota fiscal MEI

 

Emitir Nota Fiscal Eletrônica possui muitas vantagens para o MEI. Entre elas, está a redução de custos e a facilidade quanto ao armazenamento das notas emitidas, visto que para emiti-las não é preciso fazer a impressão.

Na maioria das vezes, ao prestar serviços ou vender algum produto, o Microempreendedor Individual não tem a necessidade de emitir nota fiscal ao cliente. Geralmente, a nota é requerida quando se presta serviço a alguma empresa.

Como emitir nota fiscal MEI

Como emitir nota fiscal MEI

A emissão de Nota Fiscal Eletrônica se dá por meio de seu envio pela internet. Antes de tudo, tendo efetuado seu cadastramento no site da prefeitura de sua cidade, basta seguir o passo a passo:

  1. Com o navegador de internet de sua preferência aberto, faça a busca do site da prefeitura de seu município e em seguida o acesse;
  2. Em “Login”, preencha as lacunas com suas informações pessoais;
  3. Dentro de seu perfil, clique em “Criar nova nota”;
  4. Preencha todos os campos, de acordo com o que se pede;
  5. Clique em “Emitir”, ou, a depender do site, “Gerar nota fiscal”;
  6. Por fim, clique em “Consultar”. Dentro dessa aba, você vai encontrar a nota fiscal emitida, poderá baixa-la e fazer o seu envio para o cliente em questão.

Nota fiscal para MEI e seus tipos

Como emitir nota fiscal MEI

A respeito da emissão de nota fiscal, é possível fazê-la sob diversas maneiras. Com base nisso, é de suma importância se atentar ao formato que se adéque melhor a você e ao seu negócio.

Sobre essa questão, é válido evidenciar que as regras impostas pelas Secretarias da Fazenda se diferem de estado para estado.

Os tipos de nota fiscal para MEI são:

Nota Fiscal Avulsa

Essa nota fiscal é emitida pelo profissional autônomo que não tem a obrigação de emitir documentos fiscais. Desse modo, ele pode emitir nota fiscal avulsa mediante a permissão concedida pelo seu município.

Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

Desde que esteja credenciado pela Secretaria da Fazenda, esse documento é emitido de forma digital pelo contribuinte. Sua validação se dá por meio da assinatura digital do emissor.

Nota Fiscal de Venda a Consumidor

Esse tipo de nota fiscal pode ser feito a mão. Como é um documento fiscal, a utilização dessa nota só é permitida mediante autorização da Secretaria da Fazenda — sua disponibilidade não abrange todos os estados.

Para a prestação de serviços, a nota fiscal é emitida pelas prefeituras de cada município. Mas, quando se refere à indústria e comércio, o documento é emitido pela Secretaria da Fazenda Estadual.

Ficou com alguma dúvida ou quer fazer um comentário? Fique a vontade, abaixo tem uma área destinada a essa finalidade!

Paulo Victor Silva
Estudante do curso de Jornalismo pela UFES. Dono de uma mente inquieta e curiosa. Além disso, é amante da leitura e apaixonado pela música.

Deixe seu comentário