Como consultar PIS pelo CPF? Passo a passo completo

O abono salarial do PIS é garantido a boa parte dos trabalhadores que atuam em empresas do segmento privado com registro em carteira. Aqui, indicamos como consultar PIS pelo CPF, para verificar se você tem direito ao benefício. Confira!

O que é PIS?

O PIS é o Programa de Integração Social, que paga um abono salarial para o trabalhador de baixa renda. O benefício, que também é chamado de 14º salário, é destinado a quem cumpre os requisitos do programa, que são:

  1. Ter registro em carteira e atuado o mínimo de 30 dias no ano anterior;
  2. Possuir uma média de dois salários mínimos mensais no período de referência;
  3. Ser inscrito no PIS há cinco anos;
  4. A empresa precisa ter repassado corretamente os dados do trabalhador ao governo.

Como consultar o PIS pelo CPF 2021

O trabalhador consegue consultar o PIS pelo CPF de duas formas: no site da Caixa Econômica Federal e no aplicativo Caixa Trabalhador. A seguir, damos orientações para fazer ambas as consultas. Confira:

Site Caixa Econômica Federal

  1. Acesse a página do PIS no site da Caixa;
  2. Clique em “consultar pagamento”;
  3. Informe seu CPF e senha de acesso (a que é utilizada em serviços da Caixa Econômica Federal);
  4. Marque a caixa de recaptcha;
  5. Clique em “acessar”;
  6. Selecione “PIS”, item disponível no menu de serviços;
  7. Clique em “consulta a pagamentos”.

Caso não tenha uma senha de acesso, será preciso cadastrá-la. Neste caso, informe seu CPF, marque a caixa de recaptcha, clique em “cadastrar / esqueci senha” e siga as recomendações dadas na página.

Aplicativo Caixa Trabalhador

  1. Faça o download do aplicativo Caixa Trabalhador na loja de seu smartphone. Está disponível gratuitamente para iOS e Android;
  2. Abra o aplicativo e toque em “acessar”;
  3. Digite seu CPF e toque em “próximo”;
  4. Informe sua senha de acesso (a que é usada em serviços da Caixa). Caso não tenha, cadastre uma;
  5. Toque em “entrar”;
  6. Selecione “abono salarial” e “exercício vigente”.

A consulta PIS por CPF também pode ser feita na central telefônica da Caixa, basta ligar para 0800 726 0207 (chamada gratuita a partir de um número fixo). Outra forma de consulta é num posto de atendimento da Superintendência Regional do Trabalho.

Calendário PIS 2021

Fez a consulta PIS por CPF e identificou que tem um saldo de abono salarial para receber? Então, saiba que o pagamento é liberado de acordo com o calendário PIS, que é divulgado no site da Caixa Econômica Federal.

O calendário funciona da seguinte forma: estabelece datas de pagamento de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. Normalmente, quando se faz a consulta PIS por CPF o próprio resultado já informa a partir de qual data o beneficiário receberá o abono.

Como sacar o PIS?

O saque do PIS é disponibilizado em mais de um canal, para facilitar o acesso ao valor. É possível tirar o abono salarial em:

  1. Terminais de autoatendimento de agências da Caixa Econômica Federal, lotéricas e correspondentes Caixa Aqui, se tiver Cartão Cidadão e senha cadastrada;
  2. Caixas de agências do banco Caixa Econômica Federal, caso não tenha o Cartão Cidadão. Será preciso apresentar um documento de identificação oficial com foto;
  3. Depósito em conta, caso já seja correntista da Caixa Econômica Federal e tenha saldo de mais de R$ 1,00 disponível em conta.

Prazo para sacar o PIS 2021

O pagamento do abono salarial PIS é liberado de acordo com o calendário da Caixa. A partir da data mencionada já é possível sacar o dinheiro e o benefício fica disponível por um prazo máximo de cinco anos, caso o governo não divulgue prorrogações.

Depois do prazo máximo, o valor do abono salarial é encaminhado para o FAT, o Fundo de Amparo ao Trabalhador, que financia serviços e benefícios como o seguro desemprego.

Qual o valor do abono salarial PIS?

A lei 13.134/2015 diz que o valor do abono salarial PIS é proporcional ao tempo de serviço no ano-base. Para chegar ao valor é simples, basta dividir o salário mínimo vigente por 12 e multiplicar o resultado pelo número de meses trabalhados. Caso queira saber o valor sem efetuar o cálculo, faça a consulta PIS pelo CPF!

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário