Como consultar se o veículo está com multas? Veja aqui!

Ao se ter um veículo, é importante que o motorista fique ligado no pagamento de vários dos tributos necessários, como é o caso do IPVA, do DPVAT, Licenciamento e as famosas multas.

Para quem dirige sempre, é interessante saber como realizar essa consulta, visto que caso não seja efetuado o pagamento dentro do esperado, será necessário arcar com várias taxas e demais multas que são acrescentadas.

Veja aqui como conseguir fazer sua consulta para verificar se existem essas pendências, como funciona esse processo e muito mais.

Como consultar se o veículo tem multas?

Primeiramente, para conseguir realizar a consulta do veículo e assim tirar todas as demais dúvidas sobre as pendências, é preciso que o motorista acesse o site do Detran do seu estado, sem falar que existem alguns em específico que possuem aplicativos para smartphones, facilitando esse processo.

Ao abrir o portal, é geralmente recomendado que se faça a busca por “Multas” ou “Débitos do veículo”. De maneira geral, é preciso fazer o preenchimento de dados com o número do Renavam/Placa do carro e também com o CPF de quem está registrado como dono do veículo.

Veja abaixo como esse procedimento é realizado dentro do Detran do Paraná, por exemplo:

  1. Acesse o site oficial do Detran PR, que é http://www.detran.pr.gov.br/;
  2. Logo no início, é possível ver a opção “Veículo”, clicando nela, você abrirá a opção “Consultar extrato de débitos de veículos”;
    Como consultar se o veículo tem multas?
  3. Na próxima página, será preciso preencher com o número do Renavam referente ao seu veículo, assim como a imagem de controle correta, clicando na opção “Pesquisar”.
    Como consultar se o veículo tem multas?

Agora você terá acesso a não somente as pendências referentes às multas do seu carro, mas também demais débitos em aberto, dos quais podem ser de impostos ou demais possibilidades.

Essa é uma consulta da qual não tem custo nenhum, sendo indicada que seja feita pelo menos uma vez ao mês, garantindo que não se terão demais problemas com a lei e em casos extremos, do carro ser guinchado.

O que é o Renavam?

Muitos motoristas de primeira viagem não sabem bem ao certo do que se trata o Renavam, principalmente porque ele não é algo comum no dia a dia.

Esse número é como se fosse a identidade do veículo em questão, ele geralmente está localizado no documento do carro conhecido como CRLV, que mais comumente é chamado de licenciamento.

Ele é uma sequência de números, como se fosse o CPF do veículo, onde por meio dessa consulta, é possível ter acesso a todas as questões importantes do veículo, pendências, acidentes envolvidos e tudo que já aconteceu com o mesmo.

É sempre muito importante que quando se vá comprar um carro usado ou seminovo, seja feita a consulta desse número antes de finalizar a transação, visto que assim, é possível poupar demais problemas não previstos com pendências.

O que acontece se eu não pagar as multas?

O que acontece se eu não pagar as multas?

Uma das dúvidas mais comuns por parte de quem está pensando em não pagar as multas que constam no veículo, é sobre o que poderá acontecer e quais são as consequências.

O não pagamento dessa multa impede o pagamento do licenciamento anual, assim como a transferência da propriedade.

Enquanto isso, o motorista que cometeu as infrações, fica inadimplente, ficando com seu nome inscrito na dívida ativa do estado.

O que pode acontecer de mais grave no não pagamento da multa é a falta de regularidade com o licenciamento, dessa maneira, caso o motorista seja parado em uma blitz, provavelmente receberá mais uma multa, no caso, sobre licenciamento atrasado, sendo assim o carro guinchado e levado para o pátio do Detran local.

Nesse caso, o motorista terá que pagar todas as dívidas pendentes do carro, além da estadia de todos os dias em que ficou parado no estacionamento do órgão público.

Ou seja, é mais interessante que o motorista faça o pagamento das multas e de demais pendências conforme pode, do que deixar acumular todas elas, visto que os problemas se tornaram uma grande bola de neve, sendo difícil de quitá-las posteriormente.

Dessa maneira, realize sua consulta o quanto antes e não deixe de ficar de olho na atualização desses processos.

Continue acompanhando nosso site para receber estas e demais informações importantes sobre seu veículo em questão.

Avatar
Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Deixe seu comentário