Como cancelar pedido no iFood – Passo a passo
Fez um pedido no iFood e quer cancelá-lo? Então, confira aqui um passo a passo para isso e entenda como funciona!
Os aplicativos de delivery, como o iFood, facilitam a vida na hora de pedir refeições e fazer compras no supermercado, com entrega onde precisar, inclusive de forma agendada.
Fez um pedido no iFood e quer cancelá-lo, mas não sabe como? Então, este artigo é perfeito para você! A seguir, você confere todos os detalhes sobre como cancelar pedido no iFood e descobre como funciona esse processo!
Como funciona o cancelamento de pedidos no iFood?

Caso se arrependa do pedido e queira cancelá-lo, só é possível fazer isso antes de o pedido sair para entrega. Além disso, todo o processo é feito no aplicativo iFood, não há necessidade de entrar em contato com o restaurante por qualquer canal.
Se o pedido foi pago pelo aplicativo com cartão de crédito ou via Pix, o valor é reembolsado dentro do prazo indicado no app no momento do cancelamento.
Passo a passo de como cancelar pedido no iFood
O usuário do aplicativo iFood consegue cancelar qualquer pedido, desde que ainda não tenha saído para entrega. Isso vale tanto para pedidos em andamento como os agendados. A seguir, você confere um passo a passo para cancelar:
- Acesse o aplicativo iFood e a aba “pedidos”;
- Toque em “ajuda”;
- Selecione, na lista de opções, a função “quero cancelar o pedido”;
- Escolha o motivo de cancelamento e toque em “confirmar”.
Pronto! Agora é só aguardar o estorno do pagamento, se ele foi efetuado via aplicativo. Caso não tenha sido, o processo de cancelamento termina na confirmação do procedimento pelo app.
Como cancelar pedido iFood após sair para entrega
Fez um pedido iFood que já saiu para entrega e deseja cancelá-lo? Isto não é possível porque se entende que o estabelecimento e o entregador saem no prejuízo, tanto pela produção da comida como pelo gasto com combustível até o local e tomada de tempo do entregador.
Caso tenha interesse em cancelar, faça isso o mais rápido possível, sempre antes da retirada do pedido pelo entregador no estabelecimento.
Como acionar o iFood no caso de pedido incompleto ou não recebimento?
Se seu pedido do iFood chegou incompleto ou não recebeu os produtos no endereço de entrega é possível registrar uma reclamação no app. Veja, a seguir, um passo a passo para isso:
- Acesse o aplicativo iFood, selecione o pedido sobre o qual deseja registrar a reclamação e toque em “ajuda”;
- Selecione “como podemos te ajudar” e “outros assuntos”;
- Encontre e toque na opção “meu problema não está aqui”;
- Descreva seu problema e espere o contato de um atendente do iFood para melhor direcionamento.
Como cancelar pedido em grupo iFood?
O pedido em grupo é uma das modalidades oferecidas pelo iFood para compra de itens de mercado aproveitando superofertas. Ele funciona da seguinte forma: basta escolher um item entre as opções de pedido em grupo, fazer o pedido, compartilhar o link com o grupo de amigos e familiares para pedirem juntos.
Todos os integrantes do grupo devem fazer o pedido antes do tempo máximo acabar. Quando todos forem feitos, a oferta é desbloqueada para todos, podendo economizar em grupo.
Se o grupo não atingir o número mínimo para desbloquear a oferta, o pedido é automaticamente cancelado e o valor é reembolsado para o cliente.
Caso o pedido tenha sido efetivado, o cancelamento é exatamente da mesma forma que indicada anteriormente, basta acessar o aplicativo iFood, o pedido e cancelar. Se não conseguir, selecione a seção “ajuda” para pedir suporte à equipe de atendimento da empresa por chat.
Cancelamento de pedido iFood: o que acontece com o pagamento?
Se o pedido foi feito para pagamento na entrega, após o cancelamento não é preciso fazer mais nada, pois não houve uma transação financeira efetivamente.
Caso tenha pago o pedido por aplicativo, a empresa devolve o valor, seja por estorno no cartão de crédito ou devolução do Pix. Mas fique de olho em um detalhe: muitas vezes a devolução não é imediata e pode demorar horas ou dias.
A empresa informa o prazo para devolução após efetuar o cancelamento. Se o prazo não for cumprido, entre em contato com o iFood por aplicativo para buscar a solução do caso.
Deixe seu comentário