Saiba como consultar e aumentar o score de crédito!

Sabemos que para fazer compras, principalmente as que envolvem imóveis, carros ou bens duráveis, é preciso ter um bom crédito no mercado. 

É por meio desse crédito, chamado de score, que os financiamentos são liberados e até mesmo os crediários de lojas são aceitos. 

Agora, vamos entender a mecânica da avaliação de crédito e descobrir como aumentar o score. 

Score
Veja dicas de como aumentar o score de crédito

O que é score de crédito? 

Score é o nome dado a uma pontuação registrada pelos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa. Quando você faz uma compra e seu CPF é informado, seu nome entra na lista de monitoramento dessas instituições. 

A partir desse momento, fica registrado como o cidadão paga suas contas. Sempre que ocorrem atrasos ou não pagamentos o registro vai para o Serasa e, com isso, sua pontuação cai. 

O score tem como finalidade ajudar as empresas a determinar qual risco o comprador oferece para elas ao fornecerem um cartão de crédito, um empréstimo ou um financiamento, por exemplo. 

É como se fosse a sua reputação no mercado. Caso haja mais registros de contas pagas em dia, a reputação melhora, e o crédito se torna mais fácil. Mas, caso haja mais registros de atrasos e até falta de pagamento, a reputação cai e a liberação de crédito fica mais difícil.

Essa reputação é medida por pontos, que vão de 0 até 1000. Quem se encontra entre 0 e 300 pontos, tem score baixo e é considerado dentro de alto risco de inadimplência. Os que possuem entre 301 a 700 pontos têm médio risco, e os que estão entre 701 e 1000 pontos são vistos como pessoas que apresentam baixo risco de inadimplência.

Como consultar o meu Score? 

Para dar início ao plano de como aumentar o score de crédito, primeiramente, é preciso saber qual a sua pontuação. 

O Serasa fornece em seu site um portal para visualização da pontuação do score. Para acessar é simples, basta seguir esse passo a passo: 

  1. Entre no site do Serasa Score;
  2. Clique no botão rosa “Consultar meu score grátis”;
  3. Insira o seu e-mail e senha cadastrados no site Serasa Consumidor. Se ainda não tiver cadastro, clique em “Cadastre-se” e faça seu cadastro. Não se preocupe, você está em um ambiente seguro;
  4. Depois de logado, você já poderá consultar a sua pontuação.

Como aumentar o score de crédito? 

Para aumentar o score e ter bom crédito, é possível seguir algumas recomendações. Tais como: 

Mantenha o nome limpo 

O primeiro passo rumo ao aumento do score é regularizar as dívidas e manter o nome limpo, isso mostra que você é um bom pagador e tem preocupação com as dívidas em aberto. Neste caso, vale tentar negociar as dívidas em aberto para quita-las quanto antes.

Pague as contas em dia  

A responsabilidade com a data das compras também é importante quando o assunto é como aumentar o score de crédito. Nos registros dos órgãos de proteção, também consta atrasos, e isso pode prejudicar sua reputação entre as empresas. 

Tenha contas no seu nome 

Também é importante que haja registros de compras no seu nome, ou seja, um histórico para que seja avaliado. Contas de água, luz e telefone contam muito na hora da avalização. 

Não abuse dos cartões de crédito 

Ao mesmo tempo que é necessário ter compras no seu nome, não é bom ter vários cartões de crédito. Afinal, quanto mais cartões de crédito você tiver, mais a sua renda estará comprometida, e o Serasa Score irá avaliar sua situação como um risco de crédito.

Tenha movimentação bancária

As contas corrente e poupança são os produtos bancários mais comuns. Ter e utilizar esses serviços vai ajudar a contribuir positivamente para o seu Serasa Score, além de facilitar o dia a dia, evitando filas em agências bancárias ou lotéricas. Eu faço todos os meus pagamentos de forma online e a última coisa que quero é precisar entrar em uma agência bancária.

Seguindo essas dicas, é possível aumentar a pontuação de crédito e ter mais facilidade para conseguir empréstimos, financiamentos, entre outros. 

Amanda Lino
Jornalista com mais de 7 anos de experiência em redações de rádio, TV e internet. Além de colaboradora da Webgo Content, Amanda também é host do podcast Me Empresta Seus Óculos, que trata sobre cotidiano.

Deixe seu comentário