PIX: Como alterar a sua chave PIX? É recomendado?

Desenvolvido pelo Banco Central, a tecnologia do PIX chegou para mudar toda a relação dos brasileiros para com a maneira como lidam com pagamento de contas e também como é feito esse processo.

Com uma série de vantagens em relação às formas comuns de fazer pagamentos ou também transferências bancárias, o PIX chegou para mudar o cotidiano.

Quer saber como alterar sua chave do PIX? Veja aqui como funciona esse procedimento e fique por dentro.

Como excluir sua chave PIX? Veja aqui

Algo que pode acontecer caso você tenha feito o cadastro da sua chave PIX e depois, tenha mudado seu número de celular ou também e-mail, é interessante saber como é feito o procedimento para mudar sua chave do PIX, garantindo segurança.

O usuário do PIX pode fazer o cancelamento de uma das chaves do PIX quando quiser, visto que ela é considerada como o RG bancário de cada pessoa.

Além disso, o usuário pode cadastrar seu CPF, porque esse documento não muda em nenhuma circunstância.

Para fazer o cancelamento de uma chave PIX antiga, siga o passo a passo abaixo:

  1. Abra o seu aplicativo do banco em que seu PIX está registrado;
  2. Depois disso, vá até a opção “Minhas chaves”, o que também pode ser acessado no seu internet banking, direto no computador;
    Como excluir sua chave PIX? Veja aqui
  3. Agora, o usuário deverá fazer o registro de sua nova chave, seja por meio do novo número de celular ou pelo endereço de e-mail.

É obrigatório pelo Banco Central que as instituições disponibilizem as funcionalidades do registro, de exclusão, de alteração, de portabilidade ou qualquer tipo de reivindicação de posse da chave PIX, de maneira diária entre os horários das 8h até as 20h.

Como editar minha chave do PIX?

Mas, se você quer apenas fazer a alteração de uma das chaves PIX que estão cadastradas, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o seu app ou o internet banking;
  2. Clique na aba do menu de “PIX/QR Code”;
  3. Selecione então, por entre as chaves ativas, aquela que deseja fazer a alteração;
  4. Clique então na opção “Editar chave”;
  5. Mude então o dado desejado.

Agora, essa alteração será inteiramente processada, basta aguardar até que o procedimento seja inteiramente feito de maneira online.

Mudanças no PIX: o que foi alterado?

Mudanças no PIX: o que foi alterado?

A partir do mês de abril, os clientes poderão fazer o gerenciamento dos limites dentro do PIX dentro do seu próprio app da instituição financeira.

Isso acontece porque no momento, o correntista pode fazer a personalização apenas para os limites para TED, cartão de débito, definindo assim os limites das operações por meio do PIX.

Mesmo com essa personalização, há um limite de movimentação que é definido por meio da instituição financeira, sendo assim, é considerado o horário, o dia da semana e também o canal em que é usada a titularidade da conta, sempre com o objetivo de gerar maior segurança do usuário.

Lista de contatos: entenda

Contando a partir do dia 1 de abril de 2021, os usuários ativos do PIX também podem fazer a integração de suas listas de contatos em seus celulares, onde o objetivo é facilitar o processo de identificação de quem fez o cadastro do número de celular como chave PIX, tornando mais simples o pagamento por meio da funcionalidade.

Contando desde o dia 22 de março, às instituições que são participantes do PIX tiveram que fazer o informe sobre a possibilidade de que outros usuários possam ter o conhecimento da existência da chave PIX, sendo esta vinculada ao número de celular ou e-mail.

Conforme divulgado pelo Banco Central, essa medida possui como objetivo, permitir que os usuários possam fazer a exclusão de sua chave PIX, caso queiram.

Além disso, os usuários finais, em caso de mudança de nome, podem fazer a alteração do nome completo, do nome da empresa ou também do título do estabelecimento, sem que se tenha a necessidade de excluir e fazer um cadastro de uma nova chave.

A intenção é facilitar o processo para quando as pessoas se casam ou quando acontece a alteração do nome fantasia do estabelecimento.

Agora que você sabe como funciona o procedimento de cadastro ou exclusão de sua chave PIX, continue acompanhando nosso site para obter mais informações sobre esse procedimento e demais questões envolvidas.

Avatar
Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Deixe seu comentário