Como abrir MEI? Regras e passo a passo do cadastro como microempreendedor individual
Quer saber como abrir MEI? Essa é uma das formas mais práticas de legalizar seu negócio, podendo, por exemplo, emitir nota fiscal, um documento que é exigido por muitos clientes.
Mas, como abrir uma empresa como MEI? Para lhe auxiliar nessa tarefa, preparamos este guia prático. Confira um passo a passo simples que lhe ajudará a realizar a abertura corretamente.
O que significa MEI?
Trata-se do Microempreendedor Individual, que é uma pessoa que trabalha por conta própria, realizando atividades de prestação de serviços e circulação de bens, normalmente.

Requisitos para ser MEI
Para ser MEI é preciso cumprir requisitos básicos, como ter faturamento máximo de R$ 81 mil ao ano, ou seja, R$ 6.750,00 por mês. Além disso, não deve possuir participação em demais empresas como titular ou sócio.
Vantagens de ser MEI
- Habilitação para vender ao governo, ampliando suas oportunidades de faturamento;
- Registro CNPJ e obtenção do alvará de funcionamento sem custo ou burocracia;
- Fácil acesso a serviços e produtos bancários, como linhas de crédito;
- Possibilidade de emissão de nota fiscal;
- Baixo custo de tributos, como ICMS, ISS ou INSS, normalmente em valores fixos mensais;
- Benefícios previdenciários, como aposentadoria, afastamento remunerado, licença-maternidade, entre outros.
Guia prático: como abrir MEI
Abrir uma empresa como MEI é mais simples do que se pensa, sendo que todo o processo pode ser feito online e de forma gratuita. Veja, a seguir, um passo a passo para lhe auxiliar:
Crie um cadastro no Portal do Empreendedor e gov.br
- Acesse o Portal Empreendedor;
- Clique em “formalize-se”;
- Na plataforma gov.br, que será aberta automaticamente, clique em “crie sua conta gov.br”;
- Selecione uma das opções para cadastro. Se estiver em dúvida de qual a melhor alternativa, clique em “número do CPF”, que é a mais simples;
- Informe e valide dados pessoais;
- Habilite seu cadastro por meio da mensagem enviada por e-mail ou SMS. Se optar pelo e-mail, fique de olho em sua caixa de spam, pode ser que o link de habilitação seja encaminhado para ela;
- Ative sua conta gov.br;
- Crie uma senha de acesso;
- Clique em “entrar com gov.br”;
- Informe seu CPF e senha recém-cadastrada.
Faça seu cadastro como MEI
- Retorne ao Portal do Empreendedor e clique em “formalize-se”, novamente;
- Autorize a conexão entre as plataformas gov.br e REDESIM;
- Se declarou imposto de renda no último exercício, será exigido o número do recibo IRPF, somente os dez primeiros dígitos. Caso não tenha declarado, será necessário informar o número do título de eleitor;
- Clique em “continuar”;
- Preencha campos obrigatórios do formulário “identificação”;
- Informe dados de seu negócio, como nome fantasia (nome de fachada / marca empresarial. Não pode ser o mesmo da razão social) e capital social (valor bruto investido);
- Preencha o formulário “atividades”, no qual devem ser informadas as atividades principal e secundária de seu negócio, de acordo com a lista de CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) que é apresentada na página;
- Forneça dados sobre endereço comercial;
- Leia as declarações de desimpedimento, de opção pelo regime Simples Nacional, Termo de Ciência e Responsabilidade com Efeito de Alvará de Licença e Funcionamento Provisório e declaração de enquadramento como ME (Microempresa);
- Clique em “continuar” e verifique se todos os dados estão corretos. Em caso positivo, clique em “confirmar”. Em negativo, selecione “cancelar”.
O CNPJ de sua empresa será gerado assim que finalizar esse passo a passo, bem como o número de inscrição na Junta Comercial, sem precisar encaminhar documento para quaisquer órgãos.

Como emitir um certificado MEI?
- Acesse a página de emissão de comprovante de MEI, no Portal do Empreendedor;
- Clique em “comprovante de MEI”;
- Informe seu CPF, data de nascimento e conteúdo da imagem gerada automaticamente pelo site;
- Clique em “continuar” e siga demais orientações dadas na tela.
Pronto! A página será atualizada e o certificado de MEI exibido. Trata-se de um documento que comprova sua inscrição como Microempreendedor Individual e também desempenha o papel de um alvará de funcionamento.

Cuidados extras após o cadastro MEI
Além da emissão do certificado MEI, também é importante verificar o status da inscrição estadual de sua empresa, se for um comércio, e municipal (utilizada para emissão de nota fiscal).
No que se refere à inscrição estadual, ela é feita automaticamente com o cadastro MEI e pode ser verificada no site do Sintegra. Já sobre a inscrição municipal, em algumas cidades é dispensada e em outras é preciso realizá-la junto à prefeitura.
Deixe seu comentário