Conta PayPal – como abrir uma conta no PayPal? É seguro?

O PayPal é uma das principais ferramentas para pagamento de compras online, envio e recebimento de dinheiro. Aqui, explicamos o que é e como abrir uma conta no PayPal. Confira e saiba, também, se é seguro!

paypal como abrir conta

O que é o PayPal?

Trata-se de um serviço de carteira digital no qual o usuário registra cartões de crédito e débito e efetua pagamento de compras nacionais ou internacionais apenas informando o nome do usuário e senha.

É uma alternativa interessante para quem deseja ter maior praticidade em compras, assim como mais segurança, já que não se faz necessário digitar dados do cartão a cada nova aquisição.

Inclusive, algumas lojas virtuais internacionais, como o Ebay, dão preferência para o PayPal como forma de pagamento, portanto, só será possível comprar nelas se tiver uma conta na plataforma.

O PayPal é seguro?

Sim, trata-se de uma plataforma segura para compras online, com proteção de dados financeiros que não são compartilhados com terceiros, ainda que sejam vendedores.

Uma vez que os dados do cartão ou bancários são cadastrados, eles não precisam ser informados mais e são criptografados no sistema, para maximizar a proteção do usuário.

O PayPal ainda conta com uma vantagem extra de segurança ao usuário: se efetuar uma compra e o produto não chegar ou for diferente da descrição, a transação se torna elegível para o programa Proteção ao Comprador.

Nesse programa, o PayPal reembolsa o pagamento integral da compra, incluindo custos com o frete, de modo a evitar prejuízos para o consumidor.

Onde usar o PayPal?

Diversas empresas utilizam o PayPal como forma de pagamento, como o Ebay, Facebook, Brastemp, Dell, Microsoft, Xbox, Vivo, entre outras. Mas, como saber se a loja em que deseja comprar aceita o PayPal como forma de pagamento?

Simples: sempre verifique no rodapé da página principal da loja virtual se o PayPal aparece como opção. Também é possível obter essa informação na seção de pagamentos do e-commerce.

O PayPal é pago?

Depende de qual serviço você deseja realizar. Para efetuar pagamentos de compras não é preciso pagar taxas ao PayPal. Além disso, a criação da conta na plataforma é gratuita.

Agora, se utilizar o PayPal para envio de valores e for necessário realizar a conversão da moeda, a plataforma utiliza o câmbio do varejo e cobra uma taxa de serviço de câmbio.

De modo geral, as taxas de conversão de moeda em envio ou recebimento de valores variam de 3,50% e 4,50%. Veja mais informações sobre taxas na página de tarifas do comprador PayPal.

Como abrir uma conta do PayPal?

A abertura da conta PayPal é online e feita em poucos passos. Veja, a seguir, um guia completo de como abrir a sua:

  1. Acesse o site PayPal;
  2. Clique em “crie uma conta grátis”;
  3. Selecione seu perfil, se pessoa física ou jurídica, e clique em “avançar”;
  4. Adicione um número de celular e clique em “avançar”;
  5. Forneça demais dados pessoais para criação da conta;
  6. Crie uma senha de acesso segura (precisa ter 8 caracteres com números e letras);
  7. Valide sua conta clicando no link do e-mail de confirmação enviado para o endereço informado;
  8. Faça login com usuário e senha recém-cadastrada.

Dados como CPF, CNPJ e telefone devem ser informados sem hífen ou pontos. Finalizada a criação da conta, é possível registrar cartões de crédito e débito, bem como dados de conta bancária.

Como cadastrar um cartão na conta PayPal?

Depois de criar a conta PayPal é preciso cadastrar um cartão de crédito ou débito para utilizá-la no pagamento de compras. Confira como efetuar esse procedimento:

  1. Faça login em sua carteira digital PayPal;
  2. Clique em “carteira”;
  3. Selecione “adicionar um cartão”;
  4. Inclua dados sobre seu cartão. É obrigatório que a titularidade do cartão seja a mesma da conta, ou seja, não é possível cadastrar cartões de terceiros;
  5. Escolha a opção do cartão, se débito ou crédito;
  6. Clique em “adicionar cartão”.

Ao finalizar esse passo a passo uma cobrança de um valor aleatório será feita, normalmente entre R$0,70 a R$2,00. Então, confirme seu cartão da seguinte forma:

  1. Clique em “carteira” e no cartão que deseja confirmar;
  2. Informe o valor debitado do cartão;
  3. Clique em “confirmar”.

Quando fizer esse procedimento, o valor debitado será reembolsado em 5 dias úteis (se for débito) ou de uma a duas faturas (se for crédito).

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário