Código Banco do Brasil para transferências — transações financeiras dentro e fora do país

No momento em que se fazem operações, como um DOC ou TED, é preciso que você informe a agência, conta do beneficiário e o código do banco em questão.

Em vista disso, aqui neste artigo você será informado sobre o código Banco do Brasil para transferências e outras curiosidades. Boa leitura!

Sobre o Sistema de Pagamentos Brasileiro

Sistema de Pagamentos Brasileiro
Sistema de Pagamentos Brasileiro

Todas as instituições e sistemas associados ao processamento de transferências de dinheiro no mercado brasileiro estão integrados ao Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).

Dessas transações comerciais participam a Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP), as instituições financeiras, a bolsa B3 e o Banco Central. No SPB, também estão inclusos as instituições de pagamento e os arranjos.

Qual é o objetivo do SPB?

Código Banco do Brasil para transferências

 

O SPB tem como finalidade facilitar a transferência financeira entre demais bancos. Desse modo, ele confere cadastro único, sob a forma de códigos, para cada banco, que tem validade para todos que participam do sistema. Falamos do ISPB.

A respeito disso, é válido ressaltar que, como o Banco do Brasil foi o primeiro banco do país, por consequência, tornou-se sendo o primeiro a compor a lista do ISPB. Assim, é por isso que o seu código é 001.

Por curiosidade histórica, o Banco do Brasil foi fundado através de um alvará assinado pelo príncipe português Dom João VI, em 12 de outubro de 1808.

O código SWIFT do Banco do Brasil

código SWIFT

Além do código Banco do Brasil para transferências, esse banco faz uso do código SWIFT para conceder operações internacionais.

Com esse código, você pode, por exemplo, receber dinheiro do exterior em sua conta corrente do Banco do Brasil.

Fora o código SWIFT, no momento da operação financeira, é preciso inserir o código IBAN — ele faz a identificação da conta corrente para pagamentos internacionais.

BRASBRRJ é o código SWIFT referente ao Banco do Brasil. Ele tem validade em todas as contas correntes dessa instituição financeira que foram abertas em qualquer agência no país.

Só é possível enviar e receber dinheiro do exterior pelo Banco do Brasil?

A Remessa Online é a outra opção além da operação via código Banco do Brasil para transferências. Ela é mais prática e simples. Com essa operação, em apenas um dia útil, você pode depositar dinheiro para outros países.

Se você é um cliente do Banco do Brasil, optar pela Remessa Online com o intuito de enviar e receber dinheiro, é uma excelente escolha. Assim, na plataforma do banco, basta informar os dados de sua operação e efetuar uma TED.

E a facilidade também faz jus para quem necessita receber do exterior. A respeito disso, vai ser preciso utilizar os códigos SWIFT e IBAN da conta multimoedas.

Após isso, em até dois dias úteis, você vai receber através da Remessa Online e assim resgatará o valor, em reais, na sua conta do Banco do Brasil.

Com base nisso, é importante que saiba que não é preciso ficar preso aos serviços bancários do país. Para ter uma ideia de como funciona, promova uma simulação no site da Remessa Online.

 

Paulo Victor Silva
Estudante do curso de Jornalismo pela UFES. Dono de uma mente inquieta e curiosa. Além disso, é amante da leitura e apaixonado pela música.

Deixe seu comentário