CNH Digital garante até 40% de desconto em multas

Além de ser uma forma prática de acessar os dados da CNH, a Carteira Digital de Trânsito (CDT) oferece muitas vantagens aos seus usuários. Um dos principais benefícios é que a plataforma agora permite acompanhar, receber e pagar de forma antecipada as multas. Além disso, os débitos pagos com antecedência têm 40% de desconto no valor.

A novidade na plataforma foi anunciada durante o webinar “Denatran Digital – Inovações para o Cidadão”. O processo de integração dos aplicativos CDT, que administra a CNH Digital e o Serviço de Notificação Eletrônica promete facilitar a vida dos motoristas.

O diretor-geral do Denatran, Frederico Carneiro, afirma que a instituição pretende agregar outros nove serviços na Carteira Digital de Trânsito, fazendo com que o cidadão acesse todas as funcionalidades do Detran em um único espaço online, eliminando a burocracia excessiva.

Atualizações da CNH Digital

A CNH Digital já pode ser utilizada por pessoas físicas para gerenciar multas pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito. Porém a seção de SNE continua restrita apenas para pessoas jurídicas. Mas o Detran pretende implantar a SNE para os demais motoristas em breve.

Quem ainda não formalizou o recebimento das multas em formato eletrônico pelo site do Detran ou pelo aplicativo SNE, pode aderir o recebimento dos débitos de trânsito ao obter a CNH Digital.

Os motoristas que já estão cadastrados no SNE e na CDT só precisam atualizar o aplicativo da CNH Digital. Após esta atualização, os novos serviços já vão estar disponíveis na plataforma, na aba “Preferências”. Novos usuários podem realizar o mesmo processo, com uma pequena diferença: a adesão já vai ser feita no momento em que o condutor conceder permissão no aplicativo.

E o principal ponto que todos os usuários têm curiosidade é em relação aos 40% de desconto oferecidos no pagamento adiantado de multas. Para ter este benefício garantido, é preciso que o motorista desista de interpor recurso contra infração. Desta forma, o valor economizado com os custos administrativos é repassado na forma de abatimento da dívida.

Como obter a CNH Digital

Para obter a CNH Digital é muito simples. Ao abrir o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, é preciso fazer login com os dados do cadastro no portal gov.br, informando o CPF e a senha. Usuários novos não se cadastrar seguindo o passo a passo informado.

O aplicativo vai pedir para o usuário criar uma chave de acesso de quatro dígitos, que deve ser digitada toda vez que a Carteira Digital for utilizada. Após esta etapa, siga o passo a passo:

  • Selecione a opção “Habilitação”;
  • Selecione “Toque aqui para adicionar a sua CNH”;

Se não estiver habilitado, o usuário deve optar por um módulo de autenticação, que é: “Validação pelo celular (Validação Facial), Certificado Digital (Portal de Serviços Denatran), Sem certificado digital (Validação de balcão do Detran). 

Ao optar pela validação facial, o condutor deve: 

  • Informar o CEP de sua residência à época da emissão da CNH Física;
  • Efetuar a leitura do QR Code;
  • Realizar a Validação Facial, atendendo às solicitações do aplicativo;

Ao finalizar a validação facial, basta que o usuário informe o número do telefone.

Além de CNH Digital

Mesmo com a possibilidade de ter 40% da multa abatida no aplicativo CNH Digital, é necessário que você seja um motorista consciente. Preste atenção no trânsito, nunca dirija após ter consumido bebida alcóolica e mantenha toda a documentação do seu veículo em dia. Desta forma sua Carteira de Habilitação fica em dia, sem pontos descontados e você continua tranquilo.

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS.

Deixe seu comentário