CNH Digital: como ter a sua carteira de motorista no celular

Já pensou em ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) disponível em seu celular sempre que precisar utilizá-la? Pois é, agora a CNH digital é um serviço acessível a todos os condutores brasileiros.

Para que isso seja possível, o condutor vai precisar instalar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Esse app é encontrado, de forma gratuita, no Google Play Store e App Store.

Desde que o aplicativo esteja instalado em seu telefone móvel, para que você possa conduzir seu automóvel vai ser preciso apenas que tenha o celular em mãos — uma vez que a CNH digital servirá como o documento físico.

Para que você obtenha mais informações a respeito dessa benéfice, preparamos o post sobre como ter a sua carteira de motorista no celular. Boa leitura!

O que é preciso para obter a CNH digital

CNH digital

À primeira instância, você precisa se atentar à data de emissão de sua CNH. Caso sua habilitação tenha sido emitida depois do mês maio de 2017, na parte interna da CNH possui um QR Code impresso.

Deste modo, não vai ser preciso obter um certificado digital, muito menos ter de comparecer a um Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

O que faço para obter a habilitação digital?

É bem simples. Para que seja possível obter a CNH digital, vai ser necessário que faça o download, e, por conseguinte a instalação do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Esse app está disponível tanto para quem usa celulares sob o sistema operacional Android quanto para quem é usuário de aparelho móvel cujo sistema operacional é o iOS.

Confira o processo para emitir a CNH digital

De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), mais de 26 milhões de motoristas possuem CNHs aptas para usufruir dessa tecnologia.

Então, para saber se você pode utilizar a habilitação pelo celular, veja o passo a passo de como realizar o procedimento de obtenção da CNH digital.

1. Sua Carteira de Nacional de Habilitação deve ter QR Code

Todas as carteiras de habilitação que foram emitidas depois de maio de 2017, vieram com o QR Code inserido. Se a sua CNH foi emitida antes dessa data, basta que entre no site do DENATRAN e se informe para requisitar a segunda via do documento.

2. Download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito

Caso o seu aparelho celular seja um Android, acesse o Google Play Store e baixe o aplicativo. No entanto, se for um telefone móvel iPhone, faça o download do app pelo App Store.

3. Cadastro no aplicativo

Após baixar o aplicativo, vai ser preciso inserir seus dados pessoais. A seguir, será enviado um e-mail para sua caixa de mensagens. Assim, faça o acesso e valide sua conta.

4. Login no aplicativo

Neste momento, depois de tocar no ícone “+”, escolha a opção “CNH digital”.

5. Validação

O aplicativo vai sugerir que seja realizada a autenticação. Dessa forma, você vai ter 3 opções: autenticação pelo celular, método bem simples e com pouca burocracia; certificado digital, maneira que requer a efetuação de um dado valor e, o método sem certificado digital, com essa forma, vai ser preciso comparecer ao DETRAN.

6. Leitura do QR Code

Depois de ter realizado a autenticação de sua CNH digital, utilize a câmera do seu telefone móvel e promova a leitura do QR Code.

7. “Prova de vida”

Essa parte do processo vai servir para que você prove que realmente é um ser de verdade. E isso se dará através de um movimento físico capturado pela câmera do seu aparelho celular. Soa estranho, não? Pois é, mas foi essa a forma que encontraram para você demonstrar o fato de que a pessoa que está segurando a foto é realmente você.

8. Confirmação

Após ter realizando todos os passos anteriores, o seu aparelho celular está pronto para que você utilize sua CNH digital nele. Por razões de segurança, vai ser necessário que você crie uma senha com 4 dígitos. Ela será requisitada todas as vezes em que precise apresentar a sua habilitação.

Saiba mais: CNH Digital garante até 40% de desconto em multas.

Ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar o que achou desse post? Fique a vonte e exponha sua opinião abaixo!

Paulo Victor Silva
Estudante do curso de Jornalismo pela UFES. Dono de uma mente inquieta e curiosa. Além disso, é amante da leitura e apaixonado pela música.

Deixe seu comentário