Certificado de regularidade do FGTS: o que é? Como funciona e mais.
O certificado de regularidade do FGTS é um documento que comprova que o empregador está quite com suas obrigações que se refere ao Fundo de Garantia de Tempo de Serviço. É exigido das empresas para o cumprimento dos deveres com os trabalhadores, além disso, é indispensável para participação em licitações públicas e outras situações que constam na lei 8.036/90 e 9.012/95.
O artigo 15 da lei 8.036/90 informa que todos os trabalhadores são obrigados a depositar todos os meses do no dia 7 o valor de 8% da remuneração paga a cada trabalhador.
A Caixa Econômica Federal é o órgão responsável pelo controle e emissão, para conseguir o certificado de regularidade do FGTS as empresas precisam ter suas obrigações com esse fundo em dia, isso inclui os pagamentos das contribuições devidas.
Onde solicitar a emissão do certificado de regularidade do FGTS?
Um dos grandes benefícios da tecnologia é a possibilidade de solicitar o certificado de regularidade do FGTS pela internet, ou seja, não é necessário comparecer até uma agência da Caixa Econômica para gerar o documento.

O procedimento é simples e rápido. Confira o passo a passo:
- Acesse o site da Caixa – Serviços ao Cidadão – Consulta de regularidade do empregador.
- Você pode realizar a pesquisa através do CNPJ ou do CEI da sua empresa, escolha a opção desejada e digite sem pontos e vírgulas.
- Coloque o estado onde está localizada a sua empresa.
- Complete com o código de verificação e clique na opção “Consultar”.
- Aguarde alguns segundos que dentro de instantes o certificado de regularidade do FGTS vai aparecer na tela.
Você pode imprimir quantas cópias desejar desse certificado e essa consulta é totalmente GRATUITA.
Se você não tem acesso à internet é preciso dirigir-se à uma Agência da Caixa Econômica Federal e solicitar a um atendente a consulta do certificado de regularidade do FGTS.
Qual é a validade do certificado de regularidade do FGTS?
O CRF (Certificado de regularidade do FGTS) pode ser impresso em qualquer tipo de papel, no entanto, quando requerida a comprovação de autenticidade, ela só pode ser dada pela Caixa Econômica Federal através da consulta online ou em uma Agência.
A Caixa Econômica é responsável por guardar os dados dos últimos 24 meses e disponibiliza o histórico para consultas e confirmação de autenticidade.
O Certificado de Regularidade do FGTS tem prazo de validade que são de 30 dias à partir de sua impressão. Após esse período é possível renovar à partir do 11º dia anterior ao seu vencimento, desde que o empregador continue em dia com suas obrigações.
Pode substituir o certificado de regularidade do FGTS pelos comprovantes de pagamento?

Naturalmente quando o empregador paga as guias do FGTS ele fica com a via do comprovante, entretanto, nem sempre são suficiente para certificar o cumprimento das obrigações. Em alguns casos, é requerida a certidão do FGTS que mostra a regularização dos últimos 2 anos da empresa.
Somente o Certificado de Regularidade do FGTS consegue validar essa informação, pois ele é emitido pelo órgão responsável por esse fundo que é a Caixa Econômica Federal, a única detentora do direito pelo recolhimento e administração do fundo de garantia.
É a Caixa Econômica Federal que faz a centralização dos recursos do FGTS, emite as guias e extratos individuais e também controla as contas vinculadas.
Quais situações impedem o empregador de conseguir o certificado de regularidade do FGTS?
A emissão do CRF é muito simples, mas não são todas as empresas que conseguem o documento. Isso porque muitas situações podem impedir que o empregador consiga atestar a regularidade perante o FGTS. São elas:
- Débitos administrativos, inscritos, ajuizados, confessados e de diferenças no recolhimento;
- Parcelamentos em atraso;
- Inadimplência;
- Contrato em atraso ou rescindido;
- Recolhimento parcial do FGTS;
- Ausência do recolhimento do FGTS;
- Divergências no enquadramento da Contribuição social;
- Indícios de irregularidades;
Essas divergências podem comprometer a emissão do certificado de regularidade do FGTS. O primeiro passo é regularizar todas as pendências e depois levar os comprovantes para a Caixa Econômica Federal para atualizar o sistema do FGTS.
Geralmente, a instituição tem um prazo de 2 dias úteis para lançar no sistema do FGTS as novas informações para que a empresa fique quite com o Fundo de Garantia e consiga imprimir o certificado.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.