Certificado Encceja online – veja aqui como ter acesso!

O Encceja é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Trata-se de provas que são realizadas com a finalidade de atestar o conhecimento de pessoas que não concluíram o ensino fundamental e médio em tempo hábil.

Caso atinjam a pontuação mínima estabelecida pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão responsável pelo exame, receberá o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio.

Uma das formas de obter o certificado Encceja é pela internet. Aqui, indicamos como ter acesso a essa versão e saiba mais informações essenciais sobre o exame do INEP.

certificado encceja

Como obter o certificado Encceja?

Para ter o certificado Enccejade ensino fundamental ou médio é preciso que o candidato faça as provas do exame e seja aprovado com a pontuação mínima exigida pelo INEP.

E qual seria essa pontuação, especificamente? Na regulação atual, o candidato deve atingir a partir de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento. Além disso, precisa alcançar 5 pontos na redação.

Uma vez aprovado, é preciso solicitar o certificado Encceja de ensino fundamental ou médio, o que pode ser feito de duas formas: presencialmente ou online.

Como ter acesso ao certificado Encceja?

Existem somente duas alternativas para acessar o certificado Encceja. Abaixo, indicamos quais são e como funcionam, para facilitar seu trabalho e ter o comprovante de conclusão da formação básica:

Presencialmente

O candidato deve entrar em contato com a instituição certificadora escolhida no momento de inscrição no Encceja, solicitar a emissão do documento e retirá-lo pessoalmente.

Se preferir, também é possível comparecer à instituição certificadora, apresentar um documento de identificação e aguardar a emissão. Não é obrigatório, mas é interessante que o candidato aprovado leve, também, a página impressa com o resultado no Encceja, porque agilizará o atendimento.

Online

Algumas instituições certificadoras oferecem a alternativa de obter o documento online e imprimi-lo. Curiosamente, o processo de acesso ao certificado varia entre as instituições e estados.

Mas, de maneira geral o procedimento comum a ser adotado é verificar se a instituição disponibiliza a opção de acesso online para impressão. Então, siga as recomendações dadas para fazer o download e impressão do certificado de conclusão.

Exemplo de acesso ao certificado Encceja online

Para exemplificar como funciona o acesso ao certificado Encceja online, preparamos um passo a passo de como obtê-lo. Suponha que tenha escolhido o IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo) como instituição certificadora. O candidato aprovado deverá:

  1. Acessar o SUAP (Sistema Unificado de Administração Pública);
  2. Clicar em “certificação Enem/Encceja”;
  3. Preencher o formulário com informações do candidato;
  4. Marcar a caixa de recaptcha;
  5. Clicar em “salvar”.

Um detalhe importante: neste caso e de outras instituições certificadoras não será possível realizar esse procedimento pelo smartphone ou tablet. Por isso, inicie-o em um computador.

Está em dúvida se a instituição certificadora eleita no momento da inscrição disponibiliza essa facilidade? Neste caso, entre em contato com ela e verifique se é possível obter o documento online.

encceja 2021

O certificado Encceja tem a mesma validade de um tradicional?

Sim, o certificado Encceja tem a mesma validade um tradicional, obtido após a finalização dos cursos de ensino fundamental e médio. O documento também é reconhecido por instituições de ensino superior, podendo ser utilizado para iniciar uma graduação.

O certificado Encceja é pago?

Não, o certificado Encceja não é pago. Todo o processo que envolve o Encceja é inteiramente gratuito, inclusive a emissão do certificado. Ademais, a participação nas provas do programa é facultativa, logo, ninguém é obrigado a realizá-las.

Certificado Encceja x declaração parcial de proficiência

Quando realiza o Encceja, o candidato pode receber um destes documentos: o certificado de conclusão do curso ou declaração parcial de proficiência.

O certificado Encceja equivale ao certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio e só será concedido aos candidatos que atingiram a pontuação mínima em todas as provas do exame.

Já a declaração parcial de proficiência é disponibilizada ao candidato que alcançou a pontuação mínima em uma ou mais provas, mas não em todas que foram aplicadas.

Há quem pense que a declaração parcial de proficiência é equivalente ao certificado Encceja, porém não é. Inclusive, a declaração não é aceita como comprovante de conclusão de cursos em instituições de ensino superior.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário