Saques FGTS e Pis Pasep: quais as certidões necessárias para realizar o saque em 2021?

Quem tem seu pedido de benefício concedido pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e possui saldo residual de FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) ou abono salarial Pis Pasep pode sacar esse valor.

Para isso, é preciso ter a certidão para saque do FGTS e Pis Pasep. Aqui, indicamos como obter esse documento para saque em 2021 e quem pode solicitá-lo. Confira!

certidão saque FGTS e Pis Pasep

O que é a certidão para saque FGTS e Pis Pasep?

Trata-se de um documento que autoriza instituições financeiras (Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil) a liberarem o saldo residual de FGTS e Pis Pasep de trabalhadores, devido à concessão de benefícios pelo INSS.

Quem pode solicitar a certidão para saque FGTS e Pis Pasep?

Somente aqueles que são beneficiários do INSS e possuem valores residuais de FGTS e abono salarial Pis Pasep podem solicitar a certidão. Veja, a seguir, quais beneficiários podem utilizar esse serviço:

  1. Aposentados;
  2. Quem recebe pensão por morte;
  3. Aqueles que recebem benefício assistencial à pessoa com deficiência ou ao idoso.

Um detalhe importante: caso seu benefício tenha sido concedido há menos de 20 dias, a certidão para saque do FGTS e Pis Pasep é encaminhada automaticamente para o endereço fornecido ao INSS.

Caso não receba a certidão para saque após um mês, recomenda-se solicitá-la pelos canais oficiais do INSS, procedimento que é feito de maneira simples e rápida em canais do órgão.

Como solicitar a certidão para saque FGTS e Pis Pasep?

A certidão para saque FGTS e Pis Pasep pode ser obtida por dois canais, o online e por telefone. Abaixo, apresentamos um passo a passo de como utilizar ambas as alternativas:

Online

  1. Acesse a página de solicitação de certidão para saque FGTS e Pis Pasep;
  2. Informe o número de seu benefício, data de nascimento, nome completo e CPF;
  3. Marque a caixa de recaptcha;
  4. Clique em “visualizar”.

Por telefone

Faça uma chamada para o telefone 135 e solicite do documento. Vale ressaltar que a ligação é gratuita, mas somente se for realizada a partir de um número fixo. Além disso, o serviço está disponível somente de segunda-feira a sábado, das 7:00 às 22:00.

Na ocasião, tenha em mãos o número de seu CPF e de seu benefício, para agilizar o atendimento. Depois da solicitação, a certidão é encaminhada para sua casa num prazo de 20 dias corridos.

Como sacar o FGTS e Pis Pasep usando a certidão?

Quando finalmente tiver a certidão para saque de FGTS e Pis Pasep, vá até uma agência da Caixa Econômica Federal (se era trabalhador do segmento privado) ou do Banco do Brasil (se funcionário público) e solicite o valor. Será preciso apresentar, também, a seguinte documentação:

  1. Carteira de trabalho ou qualquer outro documento que comprove o vínculo empregatício;
  2. Documento de identificação oficial com foto (RG ou CNH, por exemplo);
  3. Número de inscrição no Pis Pasep;
  4. Comprovante da concessão do benefício pelo INSS;
  5. TRCT (Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho), para rescisões formalizadas até 10/11/2017;
  6. Certidão para saque do FGTS e Pis Pasep.

O saldo disponível poderá ser sacado em dinheiro ou transferido para uma conta na instituição financeira de seu interesse. É importante mencionar que essa transferência é passível de cobrança de taxa pelo banco.

Além disso, existe a possibilidade de o valor não ser liberado imediatamente. Isto acontece em casos de documentação incompleta e da necessidade de análise dos documentos apresentados, que é feita para reduzir a possibilidade de fraudes.

Em casos assim, o valor normalmente é liberado em até uma semana ou no prazo indicado pelo atendente da instituição financeira.

Certidão para saque do FGTS e Pis Pasep é paga?

A certidão para saque do FGTS e Pis Pasep é concedida gratuitamente pelo INSS. Inclusive, todo o processo para acessar o saldo residual de ambos os benefícios é gratuito e dispensa intermediários. Portanto, se for abordado por terceiros cobrando para ter suporte nesse processo, desconfie.

Como sanar dúvidas sobre a certidão e saque?

Caso tenha dúvidas sobre a certidão ou de como proceder para sacar o valor residual do FGTS e Pis Pasep, entre em contato com o INSS em seu canal de atendimento telefônico, no número 135.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário