Celesc Segunda Via – Passo a passo para acessar a 2ª via

Confira, aqui, como tirar a Celesc segunda via da fatura de maneira prática e rápida, sem precisar de atendimento presencial.

Precisa tirar a Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) segunda via, mas não sabe exatamente como proceder? Então, confira este guia completo para obter o documento e pagá-lo em dia, evitando o corte de fornecimento de energia elétrica.

Como tirar a Celesc segunda via?

Celesc Segunda Via - Passo a passo para acessar a 2ª via

Se não tiver mais a fatura de sua conta Celesc, é possível obter a segunda via online, sem precisar se dirigir a um posto de atendimento da empresa. A seguir, indicamos como isso é possível:

Agência Web Celesc

Trata-se de um portal de serviços online da Celesc. É simples utilizá-lo para obter a segunda via do documento, basta seguir o passo a passo que apresentamos abaixo:

  1. Acesse a Agência Web Celesc;
  2. Informe a unidade consumidora (está disponível em faturas antigas de contas de energia elétrica);
  3. Selecione o tipo de documento utilizado para consulta com base no titular da conta, se CPF ou CNPJ;
  4. Digite o número do CPF ou CNPJ;
  5. Clique em “entrar”;
  6. Selecione “faturas”;
  7. Toque sobre a que deseja pagar e emita a segunda via.

Um detalhe importante: você consegue emitir a fatura para pagamento presencial em postos autorizados, bem como copiar o código de barras do documento para colá-lo no aplicativo ou internet banking do banco em que possui conta.

Tente pagar o boleto dentro do prazo de vencimento, o que evitará a possibilidade de corte do serviço ou o crescimento da dívida, pois sobre o valor em aberto há incidência de multas e juros.

WhatsApp

A Celesc também disponibiliza a emissão da segunda via do boleto de energia elétrica por WhatsApp. O processo é simples, basta enviar o número da unidade consumidora (localizado no canto superior direito da fatura de energia elétrica antiga), CPF e data de nascimento do titular da conta.

Atente-se a um detalhe: essa alternativa de atendimento só está disponível para consumidores do grupo B, que contempla unidades com fornecimento em tensão inferior a 2,3 kV.

Para solicitar a segunda via do documento pelo WhatsApp é só acessar a página do serviço no site oficial Celesc e clicar em “inicie a conversa aqui”. Caso uma nova janela não seja aberta automaticamente, basta adicionar o número da Celesc aos seus contatos e iniciar a conversa. O número é o (48) 99860 0067.

Chat

Se preferir, também há a possibilidade de solicitar a segunda via pelo chat Celesc. Para isso, é só acessar o site oficial da empresa e selecionar “atendimento online” na página inicial.

A página do chat será aberta automaticamente e basta seguir as orientações para usar o serviço. Para facilitar e agilizar o contato, tenha em mãos o número da unidade consumidora, que você pode verificar no canto superior de contas antigas.

Como negociar dívidas Celesc

Caso esteja com mais de uma conta Celesc em aberto, você pode negociar a dívida para reativar o serviço de energia elétrica. A negociação deve ser feita junto à empresa, seja online na Agência Web ou em uma das lojas de atendimento.

Se a energia elétrica foi cortada, ela será religada após o pagamento da primeira parcela do acordo ou depois da quitação da dívida, se optar por pagar à vista.

Celesc: como funciona o corte de luz na falta de pagamento

A empresa pode cortar o fornecimento de energia elétrica à unidade consumidora, mas existem alguns procedimentos que ela precisa cumprir para garantir os direitos do consumidor.

O corte pode ser feito com apenas uma conta em atraso, mas a empresa deve seguir regras e prazos estabelecidos pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

De acordo com a Aneel, o consumidor deve ser avisado sobre a falta de pagamento da conta com antecedência mínima de 15 dias antes do corte. Caso não envie o aviso, o corte será indevido e a Celesc pode ser obrigada a pagar uma indenização ao consumidor se o fizer.

Outra regra é que o corte só pode ser realizado no prazo máximo de 90 dias depois do vencimento da conta de luz. Se o prazo for ultrapassado, a companhia elétrica não pode fazer o corte.

Por isso, é importante se atentar às informações de contas de energia elétrica e evitar o atraso no pagamento. Assim, conseguirá minimizar o risco de corte.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário

/* */