Segunda via da Identidade RG: Saiba como emitir!

O documento oficial com foto mais utilizado para identificação é o RG. Ele é muito importante para comprovar a identidade e, até mesmo, para evitar fraudes. 

Mas, se você perdeu esse importante documento. O que fazer? 

Saiba hoje como tirar a segunda via da identidade RG. 

RG
Saiba como tirar a segunda via do RG

O que é o RG? 

A documento de identidade RG é um documento que tem a sua foto, a marca da sua digital e informações pessoais como nome completo, nome dos pais, data de nascimento e região onde nasceu.

Diante disso, ele serve como sua identificação entre as demais pessoas. No momento de fazer o RG, o requerente terá que responder o máximo de informações pessoais, além de coletar todas as digitais. 

Esses dados ficam armazenados nos bancos de dados dos órgãos públicos, para que eles saibam quem é você.

Como tirar a 1° Via do RG?

Para tirar a primeira via do RG basta levar os documentos abaixo e se dirigir a um centro de identificação da Polícia Civil, uma unidade do Poupatempo, ou equivalente em sua cidade.

Os documentos são:

  • Certidão de nascimento original e cópia (não é necessário autenticar). Tanto o original quanto a cópia devem estar legíveis e em bom estado de conservação;
  • Certidão de casamento original e cópia (não é necessário autenticar). Tanto o original quanto a cópia devem estar legíveis e em bom estado de conservação. Obrigatório para mulheres casadas e viúvas.
  • Averbada, para divorciadas ou separadas consensualmente; 1 fotografia 3×4 colorida ou não, de frente e recente;

Fique atento a algumas observações: 

  • O menor de 16 anos deve estar acompanhado pelo pai, mãe ou representante legal com a respectiva carteira de identidade para conferência de assinatura.
  • O cidadão de nacionalidade portuguesa deverá informar o número da Carteira Modelo 19 (azul), se tiver, e apresentar original e cópia do Certificado de Outorga do Gozo de Direitos Políticos ou o Título de Igualdade de Direitos e Deveres, emitidos pela Justiça Federal.
  • O cidadão brasileiro naturalizado deverá informar o número da Carteira Modelo 19 (azul), se tiver, e apresentar o original e cópia do Certificado de Naturalização e o Registro Nacional de Estrangeiro (se não tiver sido recolhido pela Polícia Federal).
  • Outros Estados: para a 1ª via, maior, apresentar o original (se tiver) da carteira de identidade do outro Estado

Como emitir a segunda via da Identidade RG?

Para a emissão da segunda via da carteira de identidade, são necessários os seguintes documentos:

  • Carteira de identidade original emitida no Estado de São Paulo (não é obrigatório e não será retida, podendo agilizar o recebimento do novo documento);
  • Certidão de Nascimento original e cópia (não é necessário autenticar). Tanto o original quanto a cópia deverão estar legíveis e em bom estado de conservação.
  • Certidão de casamento original e cópia (não é necessário autenticar). Tanto o original quanto a cópia deverão estar legíveis e em bom estado de conservação. Obrigatório para mulheres casadas e viúvas. Averbada, para divorciadas ou separadas consensualmente;
  • 1 fotografia 3×4 colorida ou não, de frente e recente;

A segunda via da carteira de identidade RG também é feita em centros de identificação da Polícia Civil, uma unidade do Poupatempo, ou equivalente em sua cidade.

O que fazer em caso de roubo ou furto da carteira de identidade RG?

Nestes casos, segundo a orientação do portal de serviços do Governo de São Paulo, é necessário registrar um boletim de ocorrência referente à perda ou roubo do documento na delegacia de polícia mais próxima. 

No caso de furto, é possível registrar um boletim eletrônico de ocorrência pela Delegacia Eletrônica. 

O registro da ocorrência é muito importante e evita que outras pessoas utilizem o seu nome para contrair dívidas ou cometer qualquer outro crime.

Amanda Lino
Jornalista com mais de 7 anos de experiência em redações de rádio, TV e internet. Além de colaboradora da Webgo Content, Amanda também é host do podcast Me Empresta Seus Óculos, que trata sobre cotidiano.

Deixe seu comentário