Cartão SUS: como tirar 2ª via pela internet

O atendimento médico gratuito é um direito garantido a todos os brasileiros. Esse atendimento é feito pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e todas as pessoas que utilizam o serviço precisam ter um cartão, o chamado Cartão SUS.

Esse cartão tem um número que funciona como uma espécie de RG, ajudando a identificar o paciente nos sistemas do governo. Há duas versões dele: o cartão físico e o cartão digital.

Aqui, você confere todas as informações sobre eles, inclusive como tirar 2ª via do Cartão SUS pela internet! Acompanhe!

cartão sus segunda via online

Para que serve o Cartão SUS?

O Cartão SUS tem como objetivo identificar o paciente, informando dados pessoais como nome completo, CPF, RG, endereço, telefone para contato, e-mail, entre outros.

Mas, não são somente esses dados que o cartão possui registro! Ele também traz informações relevantes de saúde do paciente. Ao consultar o número do cartão é possível verificar alergias, uso contínuo de medicamentos, histórico médico, entre outros.

Como solicitar o Cartão SUS?

A solicitação do Cartão SUS deve ser feita junto a uma UBS (Unidade Básica de Saúde), que é o posto de seu bairro. Para ter o cartão, basta se dirigir ao posto, apresentar um documento de identificação (RG ou CNH), CPF e comprovante de endereço.

O cadastro é feito na mesma hora e, se o posto tiver cartão disponível, emite a versão física. Senão, informa somente o número do cartão ao paciente, para que consiga utilizá-lo para agendar serviços no SUS.

Quer agilizar esse processo? Então, saiba que dá para fazer um pré-cadastro no Meu digiSUS, preenchendo o formulário de inscrição. A seguindo, indicamos como realizá-lo:

  • Acesse a plataforma Meu digiSUS;
  • Clique em “entrar”;
  • Informe seu CPF e clique em “continuar”;
  • Digite sua senha e clique em “entrar”. Caso não tenha cadastro na plataforma gov.br, crie um clicando nessa opção na página;
  • Preencha o formulário e finalize o cadastro.

Depois de fazer o cadastro inicial, imprima o comprovante e dirija-se a um posto de saúde portando RG ou CNH, CPF e comprovante de endereço e solicite o cartão SUS. Você tem o prazo máximo de 60 dias para dar continuidade ao pedido.

Como imprimir 2ª via do Cartão SUS online?

É fácil imprimir a segunda via de seu Cartão SUS online! A seguir, apresentamos um passo a passo de como obter o seu. Confira:

  • Acesse a plataforma Meu digiSUS;
  • Clique em “entrar” e faça login;
  • No menu principal, selecione “minha saúde”;
  • Verifique se seu nome está correto. Em caso positivo, clique em “acessar”;
  • Imprima o Cartão SUS que será exibido automaticamente na tela.

Além da impressão, também há a opção de salvar o cartão em seu dispositivo, para ter a versão digital. É uma alternativa interessante para quem não consegue imprimir o documento no momento, mas precisa de sua numeração.

Vale lembrar que também há a possibilidade de obter a segunda via pessoalmente em uma unidade de saúde, preferencialmente a que você solicitou o cartão.

Consultar número do Cartão SUS?

A consulta do número do Cartão SUS é feita da mesma forma que a emissão da segunda via. Confira um passo a passo para lhe guiar na consulta:

  • Acesse a plataforma Meu digiSUS;
  • Clique em “entrar” e faça login;
  • Selecione “minha saúde”, item disponível no menu lateral.

Seu nome e número do Cartão SUS serão exibidos. Basta copiar a numeração ou encaminhar o cartão digital para impressão, se tiver interesse em tê-lo fisicamente.

Quem tem direito ao Cartão SUS?

O Cartão SUS é um direito garantido a todos os brasileiros. Como o acesso ao atendimento médico gratuito é estabelecido na Constituição, qualquer brasileiro pode solicitar o cartão.

Vale lembrar que ao fazer o seu é possível agendar diversos serviços de saúde junto ao SUS, desde um atendimento médico até um tratamento (desde que tenha encaminhamento do profissional responsável).

O cartão também possibilita retirar medicamentos gratuitamente em postos de saúde, se tiver a receita de um médico. Verifique junto a uma unidade de saúde quais são os outros serviços que você pode utilizar!

Cartão SUS digital

Além de verificar o cartão pelo Meu digiSUS, também dá para obter a versão digital pelo ConecteSUS. Veja, a seguir, como consultar informações sobre o cartão:

  • Acesse o ConecteSUS;
  • Clique em “acessar”, no item “cidadão”;
  • Faça login informando sua conta gov.br;
  • Verifique dados sobre o cartão na parte superior da página.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário