Carro novo com desconto de 30%: saiba como conseguir
Comprar um carro zero é o sonho de boa parte dos brasileiros, mas o que muitos não sabem é que é possível comprar um carro novo com desconto.
A lei 10.690/2003, determina que em alguns casos, o cidadão pode comprar seu carro 0 km, obtendo até 30% de desconto em impostos.
Porém, é importante ressaltar que existe uma série de regras que devem ser seguidos para garantir esse benefício. Hoje vamos descobrir quem pode solicitar o desconto e como fazer.

Quem tem direito ao benefício do carro com desconto?
Conforme o inciso IV da lei, possuem direito de usufruir do benefício “pessoas com deficiência física, visual, mental severa ou profunda, ou autistas”.
Isso quer dizer que a compra de veículos com desconto de impostos é destinada a pessoas que façam parte de um grupo de pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida.
Algumas enfermidades também garantem o desconto, tais como:
- câncer;
- hepatite c;
- Parkinson;
- diabetes;
- hérnia de disco;
- artrose;
- artrite reumatoide;
- escoliose;
- derrame;
- nanismo;
- paraplegia;
- tetraplegia;
- amputação;
- bursite;
- tendinite;
- paralisia cerebral;
- vítimas de AVC;
- síndrome de Down;
- portadores de HIV positivo;
- hemofilia;
- lesão por esforço repetitivo (LER).
Essas são apenas algumas das comorbidades que permitem a solicitação do desconto. Estima – se que ao menos 70 enfermidades façam parte deste grupo.
Como receber o benefício?
Para comprar um carro novo com desconto, não basta apenas ir até uma concessionária. É preciso passar por um grande e burocrático processo. Veja o passo a passo:
1 – O primeiro passo é assegurar que, na CNH (Carteira nacional de Habilitação), o condutor está declarado como portador de necessidade especial (PNE). Caso não esteja, será preciso buscar o DETRAN e fazer uma perícia médica.
Estando de posse de um laudo médico, será necessário ir a algum CFC (Centro de Formação de Condutores) para fazer a alteração.
2 – O segundo passo é ir à Receita Federal, levando os laudos e demais documentações necessárias, apresentá-los e solicitar isenção do IPI. Após isso, é o momento de escolher o modelo em alguma concessionária.
Porém, lembre – se que há condições na hora da escolha do veículo. Ele precisa ser 0 km, não pode exceder o valor de 70 mil reais e deve ser fabricado no Brasil.
3 – Na concessionária, será disponibilizada uma carta que o comprador deverá levar à Secretaria da Fazenda do Estado para solicitar isenção do ICMS.
4 – Após finalizar a compra, é preciso procurar o DETRAN e levar o documento, que receberá o status de “intransferível”. Neste momento, será possível pedir isenção de IPVA.
Quanto tempo dura o processo do carro novo com desconto?
O processo para compra de um carro novo com desconto não traz resultado imediato. Há casos em que a pessoa espera, em média, meio ano para conseguir, enfim, receber seu veículo
Quantos carros posso comprar com desconto?
O uso do desconto também acarreta alguns deveres.
O benefício da isenção de impostos só poderá ser exercido uma vez a cada dois anos, no caso de isenção de IPI, ou a cada 3 anos, no caso de ser beneficiário de isenção de ICMS.
Caso o beneficiário descumpra essa regra e vender seu veículo antes do fim desse prazo, terá que arcar com o pagamento de todos os impostos que teve isenção no momento da compra e até mesmo do IPVA, caso tenha conseguido a isenção deste imposto, também.
Apesar de cansativo, a utilização do desconto é uma ótima oportunidade e um direito assegurado por lei.
Deixe seu comentário