Caixa Tem: veja como evitar golpes. Dicas para não ter dor de cabeça com o aplicativo

O Caixa Tem, aplicativo de conta digital a Caixa Econômica Federal, é utilizado por fraudadores para sacar o FGTS emergencial de trabalhadores, bem como o auxílio emergencial de beneficiários.

Criminosos utilizam o CPF dos donos das contas abertas automaticamente pela Caixa e roubam o dinheiro, deixando os trabalhadores e beneficiários temporariamente no prejuízo.

A seguir, falamos sobre como funciona esse golpe e damos dicas para evitá-los. Confira e aplique todas para proteger sua conta e dinheiro!

caixa tem golpes

Como funciona o golpe no Caixa Tem

Recentemente, aconteceu um megavazamento de dados que deixou informações pessoais de 223 milhões de brasileiros expostas na internet. Criminosos conseguiram, por exemplo, comprar listas de CPF para praticar golpes como o saque indevido do FGTS emergencial.

Curiosamente, a quantidade de números de CPF vazados é maior do que a da população do país, que é de cerca de 212 milhões, porque nem ao menos pessoas falecidas foram poupadas. O golpe funciona da seguinte forma:

  1. O dinheiro é depositado no Caixa Tem;
  2. Criminosos baixam o aplicativo Caixa Tem e fazem um cadastro utilizando o CPF da pessoa e um e-mail falso, que é usado para confirmação da conta;
  3. Quando o dinheiro é oficialmente liberado pela Caixa Econômica Federal, os golpistas retiram da conta o valor, seja por saque ou boletos de carteiras digitais.

O golpe só é possível porque o aplicativo não pede uma confirmação da identidade do usuário, ou seja, qualquer um pode fazer o cadastro, desde que tenha o CPF do beneficiário.

Dicas para evitar golpes no Caixa Tem

Mas, afinal, como se proteger e evitar golpes no Caixa Tem? Existem algumas dicas que podem ser colocadas em prática para reduzir a chance de ser vítima dos saques indevidos, tais como:

Faça o cadastro antecipado no Caixa Tem e no aplicativo do FGTS

A vulnerabilidade do aplicativo está na confirmação da identidade do usuário. Portanto, se fizer um cadastro antecipado no Caixa Tem, antes mesmo de o FGTS ou qualquer outro benefício ser disponibilizado, melhor.

Caso já tenha recebido o benefício, mas não fez o saque ou conferiu o saldo, faça o cadastro do app para saber se o dinheiro ainda está na conta. Se não estiver, será preciso contestar o saque.

Utilize somente canais oficiais da Caixa Econômica Federal

Os canais oficiais do banco são as melhores alternativas para obter informações sobre FGTS e demais benefícios. Ao utilizá-los, a possibilidade de golpe é reduzida.

Cuidado com senhas

Ao registrar senhas para sua conta no Caixa Tem, tenha o cuidado de evitar as óbvias, como datas de nascimento, CPF ou opções como “12345”. Dessa forma, minimiza-se a possibilidade de acesso por criminosos.

Não clique em links suspeitos

Hoje, criminosos se utilizam de links para roubar informações de usuários. Por isso, desconfie de SMS, mensagens pelo WhatsApp ou redes sociais com links e informações como “você tem um valor a receber”. Não clique, não forneça dados e apague a mensagem.

Desconfie de mensagens sensacionalistas

E-mails e mensagens sensacionalistas em diferentes plataformas, como as que prometem oportunidades imperdíveis, têm alto potencial de golpe. Lembre-se sempre que dinheiro nunca vem tão fácil como se prega nessas mensagens e há uma grande possibilidade de se tornar vítima.

Tenha um antivírus

O antivírus é uma ferramenta importante para evitar a instalação de programas espiões em seu celular ou navegador, bem como a coleta de dados pessoais. Por isso, baixe um (há vários gratuitos) e procure mantê-lo atualizado.

Verifique se a conexão é segura

Páginas com conexão segura possuem “https” em sua estrutura ou um cadeado antes do endereço. Clique nele para verificar se possui certificado de segurança com data de validade atualizada.

Ao baixar o aplicativo Caixa Tem ou do FGTS, certifique-se de que está fazendo o download da versão oficial disponibilizada pela Caixa Econômica Federal. Baixe sempre por canais oficiais, como a Google Play ou App Store.

Em caso de dúvidas, consulte outros canais oficiais da Caixa, além dos aplicativos. É possível usar o portal FGTS ou realizar uma chamada telefônica para a Central de Atendimento do banco, no número 0800 726 0207 (ligação gratuita. Central disponível de segunda a sexta-feira, em horário comercial).

Fui vítima de golpe. E agora?

Se seu FGTS ou benefício sumiu da conta Caixa Tem, deve-se contestar o saque. O dono da conta tem de fazer um boletim de ocorrência e apresentá-lo ao banco para reaver o valor.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário