Caern 2 via – Como atualizar a sua fatura da Caern [PASSO A PASSO]

Precisa emitir a Caern 2 via, mas não sabe como? Então, confira essa informação aqui, com passo a passo para lhe ajudar!

Precisa tirar a Caern 2 via? Esta tarefa é mais simples do que muitos pensam! A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) disponibiliza diferentes canais para que o cliente possa obter o documento.

A forma mais simples de atualizar e emitir a segunda via da fatura Caern é pela internet, sem precisar se deslocar até um posto de atendimento da empresa, tendo muito mais praticidade.

A seguir, indicamos como atualizar e emitir a segunda via do boleto Caern! Continue a leitura e descubra como funciona para obter o documento!

Como tirar a Caern 2 via

Caern 2 via - Como atualizar a sua fatura da Caern [PASSO A PASSO]

É possível obter a 2 via Caern em diferentes canais da empresa. A seguir, você confere onde e como emitir o documento para pagá-lo e evitar dívidas, bem como o corte de fornecimento de água:

Agência virtual

Trata-se de uma consulta online feita no site da Caern. É simples, rápida e permite obter o boleto ou código para pagamento da conta. Confira um passo a passo para usar esse canal:

  1. Acesse o site da agência virtual Caern;
  2. Leia e, caso concorde, aceite os termos de uso e de privacidade do site;
  3. Localize e clique, no menu de serviços de acesso rápido, na opção “2ª via de contas”;
  4. Informe sua matrícula (está em faturas antigas), CPF ou CNPJ;
  5. Marque a caixa de recaptcha, para autenticar seu acesso;
  6. Clique em “continuar”;
  7. Siga demais orientações dadas na página e finalize a emissão do boleto.

Aplicativo Caern

A emissão da Caern 2 via também pode ser feita por aplicativo da empresa, que está disponível gratuitamente na Play Store e App Store. A seguir, você confere como obter a fatura atualizada:

  1. Faça o download do aplicativo na Play Store ou App Store;
  2. Se já tiver conta, informe seu e-mail e senha. Caso não tenha, crie um novo usuário. Dá para acessar o app informando sua conta Facebook, Google ou Apple;
  3. Selecione “segunda via de contas”;
  4. Toque sobre a conta em aberto e selecione se deseja pagar com cartão ou copiar o código de barras para pagamento no aplicativo do banco em que possui conta;
  5. Finalize a operação.

WhatsApp

A empresa também disponibiliza o atendimento por WhatsApp, basta encaminhar uma mensagem para o número (84) 98118 8400. Além da segunda via de conta, também é possível parcelar débitos, consultar pagamentos, registrar falta de água, informar vazamentos, entre outros serviços, pelo WhatsApp.

Teleatendimento

Prefere solicitar a conta por canais tradicionais? Neste caso, basta fazer uma chamada para o número 115 e pedir o documento. O atendimento por esse canal é 24 horas, todos os dias da semana.

A ligação é gratuita e a empresa pede para que o cliente tenha em mãos seu CPF e número de matrícula da unidade de consumo, o que ajudará a agilizar o atendimento.

Unidade de atendimento presencial

Caso não consiga utilizar nenhum dos canais acima ou prefira atendimento presencial, dá para obter a segunda via do documento em uma das unidades de atendimento da Caern.

Mas como saber o endereço da unidade mais próxima? Basta verificar faturas antigas da empresa! O endereço aparece no canto superior da fatura. Quando for ao local, tenha consigo seu CPF e, se possível, uma conta antiga para verificar o número da matrícula.

A Caern corta água por falta de pagamento?

Sim, a empresa pode cortar o fornecimento de água por falta de pagamento. Neste caso, a Caern é obrigada a seguir as recomendações do Código de Defesa do Consumidor.

De acordo com o Código, a interrupção do fornecimento de água, bem como o de energia elétrica, por inadimplência só pode ser feito 90 dias após o vencimento da conta não paga, se for um consumidor residencial. Já no caso do consumidor comercial, o corte pode ocorrer em até 30 dias depois do vencimento da conta.

A empresa também precisa informar o cliente que fará o corte de fornecimento quinze dias antes, dando-lhe um prazo extra para que consiga regularizar a situação e evite a suspensão do serviço.

Um detalhe importante: ainda que não possa cortar o fornecimento antes de 90 dias, a empresa pode reduzir o fornecimento de água ao imóvel nesse período.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

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