Cadastro Único: como confirmar a minha inscrição? Passo a Passo

O Castrado Único, mais conhecido como CadÚnico, é uma ferramenta que permite que o governo identifique as famílias de baixa renda através da coleta de dados.

Com essa ferramenta, o governo tem acesso à situação demográfica, assim como às informações sobre a situação social de uma dada população.

No entanto, o que fazer para confirmar a inscrição de um cadastrado? Preparamos um artigo para te ajudar nisso! Saiba mais a seguir.

Sobre o Cadastro Único digital

Cadastro Único

Enquanto o Brasil estiver em período de combate à pandemia causada pela Covid-19, foi informado pelo governo federal, que a pessoa pode se cadastrar através do telefone (informado abaixo).

Antes desse caos pandêmico, só era possível efetuar o cadastro presencialmente nas prefeituras e, no departamento responsável pelo Cadastro Único.

Em vista disso, é válido destacar que não é mais possível se cadastrar no CadÚnico por meio do app Meu Cadastro Único.

Desta forma, pelo app, a pessoa consegue apenas consultar a situação cadastral da família. Ou seja, se o seu intuito é o de se cadastrar ou mesmo fazer a atualização do cadastro, deve procurar o CRAS de seu município ou ligando para a Central de Atendimentos.

Passo a passo sobre como consultar o Cadastro Único

Para ter a comprovação de sua inscrição no Cadastro Único, você dispõe de três formas, são elas:

Site Ministério do Desenvolvimento Social

  • Clique aqui, ou copie e cole no navegador de internet que você tem o hábito de usar, o seguinte endereço: seguinte endereço: https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico/.
  • Após, é preciso preencher o formulário com o seu nome completo, data de nascimento, e informar o nome da mãe e selecionar o estado em que reside.
  • Conclua a ação clicando em “Emitir”.

Por ligação telefônica

  •  Basta ligar para 0800 707 2003.
  • Assim que ouvir a gravação eletrônica, em seu smartphone, selecione a opção 5.
  • Você não vai ter gasto algum ao efetuar a ligação, pois ela é gratuita — de segunda a sexta-feira, o horário de atendimento é das 07 horas AM às 19 horas PM e nos finais de semana e feriados, começa às 10 horas AM às 16 horas.

Pelo aplicativo do Cadastro Único

Para fazer uso dessa forma de consulta, basta que você tenha um telefone celular com acesso à internet.

Assim, depois de ter feito o download do app Meu CadÚnico, vai ser possível efetuar a consulta do NIS (Número de Inscrição Social) e obter o comprovante de cadastramento através de informações sobre sua família.

O que é preciso para se inscrever no CadÚnico?

A inscrição no CadÚnico requer a comprovação de alguns requisitos, como:

  • O solicitante deve possuir renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa — R$ 522,50;
  • Apresentar renda mensal de todos que compõem a sua família de até três salários mínimos — R$ 3.135,00;
  • Se detentor de renda que seja maior do que três salários mínimos. Isto, se o cadastramento esteja vinculado a programas sociais do governo.

Saiba mais sobre: Fim do auxílio emergencial!

Como foi possível observar ao longo deste post, são três as maneiras que você possui para confirmar a sua inscrição no CadÚnico. Com certeza, uma delas te ajudou.

Paulo Victor Silva
Estudante do curso de Jornalismo pela UFES. Dono de uma mente inquieta e curiosa. Além disso, é amante da leitura e apaixonado pela música.

Deixe seu comentário