Bolsa Família bloqueado: como resolver?
O programa social Bolsa Família presta ajuda a milhões de famílias em situação de pobreza e extrema pobreza em todo o Brasil.
Embora esse programa beneficie muitos brasileiros, uma hora ou outra, algumas famílias encontram problemas quanto ao seu recebimento e precisam saber como resolver o Bolsa Família bloqueado.
Então, se esse é um questionamento que precisa ser solucionado, basta continuar a leitura deste post para saber o que fazer com o Bolsa Família bloqueado. Boa leitura!
Motivos que deixam o Bolsa Família bloqueado

Segundo a coordenadora geral de condicionalidade do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome), Claudia Regina Baddini, o descumprimento quanto às condicionalidades ocorre com as famílias mais vulneráveis.
Assim, de acordo com o relato da coordenadora, essas famílias que mais dependem do auxílio, têm o benefício bloqueado devido a erros avaliativos ou até mesmo situações que envolvem a saúde.
Sobre esse quesito, Baddini ressalta motivos atrelados a doenças que impedem as crianças de zero a seis anos alcançar os 85% de frequência escolar necessário para a concessão do auxílio.
Bolsa família bloqueado e as suas condicionalidades
Além das condicionalidades associadas à incompletude da frequência escolar tanto pelas crianças quanto adolescentes, há aquelas relativas à saúde.
Abaixo, listamos o que as famílias devem fazer para continuarem sendo assistidas pelo Programa Bolsa Família:
- Pesagem;
- Medição;
- Vacinação;
- Acompanhamento nutricional das crianças até 6 anos de idade;
- Exame pré-natal das gestantes.
Veja também: Quem tem direito ao Bolsa Família?
Como resolver o Bolsa Família bloqueado?
O que você deve fazer é procurar o setor que se responsabiliza com esse programa social, no caso, ir ao CRAS — Centro de Referência de Assistência Social. Nesse departamento, vai ser possível verificar o motivo de não ter recebido o benefício.
A respeito disso, é de suma importância que para continuar recebendo o auxílio financeiro concedido pelo Bolsa Família, é necessário que as regras do programa seja cumpridas.
Cartão Bolsa Família Bloqueado
Além das famílias que tiveram seu benefício bloqueado por motivos de força maior e demais descumprimentos desse programa social, outros beneficiários encontram dificuldade para desbloquear o cartão Bolsa Família que chegou via Correios.
Assim que a família recebe o cartão magnético, é preciso que ele seja ativado, pois somente depois do desbloqueio e ativação que as famílias serão beneficiadas.
Pensando nisso, preparamos uma lista com todos os documentos necessários para debloquear o seu cartão do Programa Bolsa Família:
- RG;
- CPF;
- Número do NIS.
Para criar a senha do cartão do Bolsa Família, basta seguir os passos:
- Ligue para o número 0800 726 0207 e após ouvir a gravação, clique no número que atenda sua necessidade;
- A seguir, você vai ser instruído a teclar o número do seu CPF ou do NIS;
- Após o atendimento telefônico ser concluído, se dirija até uma agência da Caixa ou uma casa lotérica portando um documento de identificação, pois será preciso para finalizar o seu cadastramento de senha e assinar o termo de responsabilidade da guarda sobre o cartão;
- Por fim, para ativar o cartão, basta passá-lo no terminal eletrônico.
Ficou com alguma dúvida ou quer fazer um comentário? Fique a vontade, abaixo tem uma área destinada a essa finalidade!
Deixe seu comentário