Bolsa de Estudos em Portugal para Brasileiros – Como Funciona?

Conquistar uma bolsa de estudos em uma universidade é o sonho de muitos estudantes. Mas você já pensou em conquistar uma bolsa de estudos em Portugal? Pois saiba que é muito mais acessível do que você imagina.

Existem diversas formas de garantir uma bolsa de estudos em Portugal. Para te ajudar a encontrar o melhor caminho, selecionamos algumas das melhores opções de bolsa de estudos em Portugal e como funciona todo o procedimento.

Tipos de bolsa de estudos em Portugal

O primeiro passo para se candidatar a uma bolsa de estudos em Portugal é saber qual tipo de bolsa se encaixa mais com os seus objetivos. Isso porque as universidades portuguesas abrangem vários perfis de candidatos, e para cada perfil existe um tipo de bolsa.

Caso você se encaixe nos requisitos de algumas das modalidades oferecidas, é possível estudar de graça no país. Mas você deve estar curioso para saber os tipos de bolsas de estudos em Portugal, não é mesmo?! Então, confira abaixo.

Bolsa por perfil

O tipo de bolsa por perfil é oferecida quando as universidades desejam aumentar o número de alunos de um determinado perfil em algum curso específico. É por isso que as instituições portuguesas oferecem bolsas de estudos para brasileiros ou pessoas de outros países.

Bolsa por mérito

Neste caso, as bolsas são ofertadas aos estudantes que obtêm excelente aproveitamento no curso em que estão matriculados. Ao tirar boas notas, o aluno não precisa pagar pela graduação, mestrado ou doutorado. Além disso, o bolsista também recebe ajuda de custo mensal.

Bolsa por necessidade

A modalidade de bolsa de estudos por necessidade é oferecida levando em consideração a renda ou a situação socioeconômica do candidato. Também é possível que brasileiros conquistem uma bolsa de estudos em Portugal ao se encaixarem no quesito necessidade.

bolsa de estudos em portugal

Programas de bolsas de estudos

No Brasil existem diversos programas de bolsas de estudos que concedem aos estudantes a possibilidade de estudar na Europa. São uma espécie de consórcio entre universidades brasileiras e portuguesas para oferecer aos candidatos a possibilidade de aprimoramento acadêmico e de vivência em outro país.

Preparamos uma lista com os principais programas brasileiros que oferecem bolsa de estudos para Portugal. Veja só:

Santander Universidades

O programa de mobilidade internacional Bolsas Luso-Brasileiras Santander é destinado a estudantes de instituições brasileiras e portuguesas. 

Todos os anos, o projeto oferece até 175 bolsas de estudos, permitindo que os estudantes brasileiros fiquem até um semestre letivo em universidades portuguesas ou que candidatos portugueses estudem durante seis meses em instituições brasileiras.

O Santander oferece a bolsa de estudos e é contemplado com 3 mil euros para custear gastos com passagens aéreas, hospedagem e alimentação durante todo o período de intercâmbio.

Capes

Os programas do Capes são voltados para cooperação internacional, com o objetivo de gerar oportunidades de formação profissional de alto nível e especialização para estudantes e professores. 

Nesta modalidade, o Capes oferece 870 euros por mês para estudantes de Licenciatura e até 2.100€ por mês para estudantes de Pós-Doutorado. caso o estudantes seja beneficiário de uma bolsa com alojamento custeado pela Capes ou pela instituição do exterior, o orçamento será ajustado para 300€ mensais.

Instituto Camões

O Instituto da Cooperação e da Língua (Camões) desenvolve uma série de programas de bolsas de estudos, com foco na língua e cultura portuguesas. Os projetos que mais se destacam são:

  • Programa Fernão Mendes Pinto;
  • Bolsas da Cooperação;
  • FCT – Bolsas de Formação Avançada.

Nota do Enem

Outra forma de conquistar a tão sonhada bolsa de estudos em Portugal é tirar uma boa nota no Enem. Dados do INEP indicam que mais de mil brasileiros já ingressaram em universidades portuguesas utilizando suas notas no exame.

Isso porque o INEP é conveniado a 37 instituições de ensino superior de Portugal. Dessa forma, o Instituto fica responsável por conferir os resultados dos estudantes brasileiros que se candidataram a uma bolsa de estudos em Portugal.

Caso você estiver na lista dos alunos que melhor pontuaram no Enem, o INEP irá indicar seu nome a alguma universidade portuguesa. Porém, as notas de corte para cada curso ficam a critério da instituição de Portugal, de forma semelhante como acontece no Brasil.

Confira abaixo uma lista de universidades de Portugal que aceitam as notas do Enem para ingresso de estudantes brasileiros:

  • Universidade de Coimbra;
  • Universidade de Algarve;
  • Universidade de Aveiro;
  • Instituto Politécnico de Leiria;
  • Instituto Politécnico de Beja;
  • Instituto Politécnico do Porto;
  • Instituto Politécnico de Portalegre;
  • Instituto Politécnico do Cávado e do Ave;
  • Instituto Politécnico de Coimbra;
  • Instituto Politécnico de Guarda;
  • Universidade de Lisboa;
  • Universidade do Porto.

Existem diversas outras universidades portuguesas que aceitam a nota do Enem. Clique aqui para ser redirecionado ao site do INEP e conferir a lista completa.

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS.

Deixe seu comentário