Boleto Minha Casa Minha Vida: Como Emitir Segunda Via

Se você está lendo esse artigo é porque participa de um dos maiores projetos de financiamento de casa própria no Brasil. Quando o contrato é assinado, junto à Caixa Econômica Federal, automaticamente, o boleto minha casa minha vida mensal é enviado no endereço cadastrado por você.

No entanto, nem sempre isso acontece com rigorosidade, afinal, os correios podem falhar e os documentos extraviarem, por alguma razão. Mas, você não pode esquecer que a responsabilidade de pagar a mensalidade até o dia acordado é inteiramente sua, por isso, é preciso ficar atendo a todos os meses, pois, se isso não acontecer, você precisa emitir a segunda via pelo site.

Além disso, é preciso reafirmar que, se o pagamento não for feito dentro do prazo, a Caixa Econômica Federal tem o direito de cobrar juros, que não são baratos.  Nesse caso, se você não sabe como emitir o documento, dá uma olhada nas dicas, abaixo, que preparamos para você. É simples e rápido – não vale a pena pagar juros por atraso.

Passo a Passo para emitir a 2ª via do Boleto Minha Casa Minha Vida

Vale salientar que você precisa ter acesso à Internet, para emitir a segunda via do boleto. Caso não tenha essa possibilidade, dirija-se a uma Agência da Caixa Econômica Federal mais próxima e solicite ajuda a um atendente.

Outra alternativa é solicitar o boleto pelo telefone – serviço disponibilizado de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h:

  • Capitais e regiões metropolitanas: 3004-1105;
  • Demais localidades: 0800-726-0505. 

Passo a passo para acessar pela Internet

1º Passo

Tenha seus documentos em mãos, para acessar a 2ª via, sendo preciso CPF do titular e número de contrato do financiamento. Com eles em mãos, acesse o site do programaclicando aqui.

Boleto Minha Casa Minha Vida: Como Emitir Segunda Via

2º Passo

Nesse cadastro, é possível visualizar as parcelas que não foram pagas, sendo que, para imprimir o boleto, basta clicar em cima da parcela pendente. Assim que fizer isso, o boleto é gerado e você poderá salvá-lo no seu computador.

3º Passo

Siga as instruções de pagamento que estão descritas no boleto, podendo quitar o débito pela Internet, no aplicativo de celular ou nas lotéricas e agências bancárias.

É muito fácil e rápido imprimir a 2ª via: você nem precisa sair de casa, para ficar em dia com suas parcelas e evitar o pagamento de multas por atraso. No site da Caixa Econômica Federal, o usuário cadastrado no programa Minha Casa Minha Vida também tem acesso a outros serviços, como:

  • Relação de quitação anual dos débitos;
  • Extrato de Imposto de Renda.

Com o objetivo de modernizar os serviços ao cidadão, a Caixa Econômica também, disponibiliza a impressão de segunda via de boleto Minha Casa Minha Vida pelo aplicativo “APP Habilitação Caixa” – acessível tanto para Android como iOS.

Por ele, também é possível baixar o boleto no seu celular, sendo uma excelente alternativa para quem não tem computador. Além disso, pode-se consultar outras informações, de forma mais dinâmica.

Dicas de Segurança para imprimir a 2ª via do boleto Minha Casa Minha Vida

Ao imprimir o seu boleto, fique de olho nas seguintes etapas de segurança:

  • Verifique se o endereço digitado é da Caixa Econômica, evitando usar mecanismos de busca, mas sim o site do seu banco, diretamente no navegador;
  • Tenha um antivírus atualizado no seu computador;
  • Visualize algumas informações no seu boleto. Por exemplo, o código da Caixa Econômica é sempre o 104-0, primeiro número da linha.

Mesmo que você receba os boletos em casa, verifique o código. Se houver erros de português, marcas estranhas no documento ou outras coisas que fogem da normalidade, não pague e procure a Caixa Econômica, para saber mais informações.

Com essas dicas, as chances de cair em fraudes de pessoas mal intencionadas diminuem. Esperamos que essas informações tenham sido úteis para você!

Avatar
Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.