Conheça 22 benefícios sociais obtidos com o CadÚnico
O Cadastro Único para Programa Sociais, popularmente conhecido como CadÚnico, é um programa do Governo Federal voltado a famílias de baixa renda. Quem é cadastrado no CadÚnico recebe muitos benefícios sociais. É através deste programa que o governo consegue mensurar a realidade socioeconômica e saber quem e onde estão as pessoas em situação de vulnerabilidade social. A partir disso, estas famílias brasileiras são incluídas nas ações governamentais.
Os dados de cada membro da família são colhidos pela União. São considerados critérios como nível de escolaridade, situação de trabalho, renda mensal e tipo de residência. Com estas informações, o governo consegue entender as necessidades destas famílias e aplicar as iniciativas que vão auxiliar estas pessoas carentes. Políticas públicas dos governos estaduais e municipais também podem fazer parte do cadastro federal e englobar programas que prestem esta assistência.
Outros benefícios do CadÚnico
Com o banco de dados que é coletado pelo governo, é possível visualizar cenários de pobreza e extrema pobreza. Entre os programas que estão no CadÚnico, podemos citar o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida, que são os mais conhecidos.
Mas existem vários outros benefícios atrelados ao Cadastro Único. Entre eles, podemos citar vinte e dois principais. Confira a lista completa:
- Água para Todos
- Aposentadoria para Pessoas de Baixa Renda
- Benefício de Prestação Continuada (BPC)
- Bolsa Estiagem
- Bolsa Família
- Bolsa Verde (Programa de Apoio à Conservação Ambiental)
- Carta Social
- Carteira do Idoso
- Crédito Instalação
- Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
- Fomento às Atividades Produtivas Rurais / Assistência Técnica e Extensão Rural
- Identidade Jovem (ID Jovem)
- Isenção de Pagamento de Taxa de Inscrição em Concursos Públicos
- Programa Brasil Alfabetizado
- Programa Cisternas
- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti)
- Programa Minha Casa Minha Vida
- Programa Nacional de Crédito Fundiário
- Programa Nacional de Reforma Agrária
- Serviços Assistenciais
- Tarifa Social da Energia Elétrica
- Telefone Popular
Como se cadastrar no CadÚnico
O cadastro no CadÚnico é bem simples, mas é feito presencialmente, na prefeitura da sua cidade ou no Centro de Referência e Assistência Social mais próximo de você. Para isso, é preciso estar com CPF ou Título de Eleitor em mãos.
Mas também é preciso que o responsável pela unidade familiar esteja com toda a documentação de cada membro da família, ou seja:
- Certidão de Nascimento; ou
- Certidão de Casamento; ou
- CPF; ou
- Carteira de Identidade – RG; ou
- Carteira de Trabalho; ou
- Título de Eleitor.
O cadastro é realizado em no máximo uma hora. Depois disso, você vai receber seu cartão do CadÚnico. Todo o procedimento é muito prático, mas é preciso estar com a documentação completa na hora do cadastro para evitar transtornos.
Deixe seu comentário