Como fazer assinatura eletrônica Caixa – Passo a passo completo

Descubra, aqui, o que é e como fazer a assinatura eletrônica Caixa, com um passo a passo completo para lhe auxiliar!

Ter uma assinatura eletrônica Caixa é uma das obrigatoriedades para acessar contas do banco por meio do internet banking ou aplicativo. Ela também é essencial para realizar transações online de forma segura.

Mas, afinal, o que é assinatura eletrônica da Caixa Econômica Federal e como fazê-la? A seguir, você confere essas e outras informações importantes sobre o tema. Acompanhe e descubra!

O que é a assinatura eletrônica Caixa?

Como fazer assinatura eletrônica Caixa - Passo a passo completo

A assinatura eletrônica Caixa é uma senha que o usuário utiliza para acessar sua conta online, bem como para autorizar pagamentos, transferências e outras transações financeiras pelo internet banking e aplicativo do banco.

Sua solicitação ocorre quando concluir transações, para garantir que sejam seguras. Dessa forma, minimiza a possibilidade de golpes e fraudes envolvendo a conta bancária do usuário.

O titular da conta pode cadastrar a assinatura eletrônica de duas formas: por meio do autoatendimento do banco ou no aplicativo depois de desbloquear a função no autoatendimento.

Tipos de assinatura eletrônica Caixa

A Caixa Econômica Federal disponibiliza diferentes tipos de assinatura eletrônica, de acordo com o perfil do usuário. A seguir, indicamos quais são e como funcionam:

Assinatura eletrônica simples

Trata-se de uma opção básica destinada a contas com um ou mais de um titular. Neste caso, a assinatura possui seis dígitos numéricos e tem validade para todos os titulares.

Assinatura eletrônica múltipla

Destina-se a contas conjuntas nas quais pelo menos duas pessoas precisam assinar para realizar uma transação bancária. Neste caso, a assinatura é múltipla e possui oito caracteres alfanuméricos, com letras e números.

A senha não deve ter caracteres especiais, espaços em branco, sequência simples ou alternada, bem como duas letras ou números repetidos.

O cadastro da assinatura eletrônica múltipla é feito pelo gerente da conta e alterado no aplicativo Caixa. Para isso, basta seguir este caminho: “senhas e configurações” > “senha de acesso” > “assinatura eletrônica”.

Escolha a conta e toque no botão “alterar assinatura”. Então, digite a assinatura que recebeu da agência, crie uma nova e confirme.

A assinatura provisória que recebeu de seu gerente tem validade de 15 dias, portanto, os titulares devem cadastrar a definitiva dentro desse prazo. Se ele vencer, contate seu gerente para solicitar uma nova assinatura eletrônica provisória.

Como cadastrar a assinatura eletrônica Caixa

O processo de cadastro da assinatura eletrônica é simples e rápido. A seguir, apresentamos um passo a passo para realizá-lo, auxiliando nesta tarefa. Acompanhe:

  1. Baixe o aplicativo Caixa na Play Store ou App Store. O download é gratuito;
  2. No aplicativo, acesse o ícone “senhas e configurações” e selecione “senhas e acesso”. Então, toque em “assinatura eletrônica”;
  3. Selecione a conta, toque no botão “cadastrar assinatura”, leia o termo de uso e aceite, se estiver de acordo com as regras;
  4. Informe sua assinatura eletrônica e toque em “confirmar”;
  5. Com seu cartão com chip, vá a um terminal de autoatendimento e selecione “outros serviços”, “senhas e validações de acessos” e “desbloqueio de assinatura eletrônica”. Então, digite seu CPF e confirme.

Pronto! Sua assinatura eletrônica já pode ser utilizada para realizar transações online. Aproveite para cadastrar seu número de celular para receber SMS da Caixa sobre eventuais transações. Trata-se de um serviço seguro e gratuito aos titulares da conta.

Um detalhe importante: caso o botão “cadastrar assinatura” não esteja ativo, deve-se procurar uma agência da Caixa Econômica Federal para solicitar que o gerente exclua a assinatura eletrônica anterior.

Como recuperar assinatura eletrônica Caixa?

Esqueceu-se de uma assinatura eletrônica Caixa? Neste caso, recomenda-se solicitar uma novamente à sua agência, especialmente se sua assinatura por múltipla. Converse com seu gerente para gerar uma provisória e cadastrar uma definitiva nova.

Como desbloquear assinatura eletrônica da Caixa?

O bloqueio da assinatura eletrônica acontece por dois motivos: segurança ou erro de digitação. No primeiro caso, deve-se solicitar para o gerente da conta uma nova assinatura eletrônica e cadastrar uma definitiva posteriormente.

Se for por erro de digitação, recomenda-se que se dirija a um terminal de autoatendimento com seu cartão com chip. Então, selecione a opção “outros serviços”, “senhas e validações de acessos” e “desbloqueio de assinatura eletrônica”.

Não conseguiu desbloquear a senha? Neste caso, indica-se que entre em contato com seu gerente para receber indicações de como proceder.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário

/* */