Nome fantasia do MEI – Como posso alterar?
Alterar o nome fantasia do MEI é possível e nós vamos te mostrar. Mas também preparamos algumas informações para que você, microempreendedor, não fique em dúvida na hora de alterar esse dado.
Com as mudanças no Simples Nacional – regime tributário que cobra, arrecada e fiscaliza impostos de micro e pequenas empresas – foi criado em 2006, mas sofreu alterações em 2021. Entre as dúvidas dos empresários está justamente como alterar o nome fantasia do MEI.
O nome fantasia, ou nome da marca, está presente em todas as instituições, sejam elas públicas ou privadas. Essa é a maneira mais popular usada para dar um título para uma empresa, que não seja como a formalidade do CNPJ.
Porém, todos sabemos que o tempo passa e as coisas mudam. E o nome de um negócio pode ser uma delas. Seja porque a empresa encontrou outra segmento ou porque o empreendedor já não ache que tal nome se adeque, não importa o motivo, você pode sim alterar o nome fantasia do MEI.
Como alterar o nome fantasia do MEI
Além de poder ser feita a alteração no nome fantasia do MEI, o processo é bem simples e todo feito pela internet. O primeiro passo é ter um cadastro no portal do MEI. Se você é empreendedor, já deve ter feito este cadastro.
Depois, entre no Portal do MEI e faça seu login. Agora é só seguir o passo a passo que preparamos para te ajudar. Veja só:
- Clique em “Alterar Dados”;
- Vá no campo do nome da empresa e coloque o novo nome fantasia;
- Após ter feito esse processo, finalize a sessão informando o código que foi enviado para o seu celular.
Pronto, você já conseguiu alterar o nome fantasia do MEI da sua empresa. Bem simples e rápido, totalmente feito pela internet.
Além do nome fantasia, também é possível alterar o endereço, capital social, forma de atuação, e-mail e número de telefone. Mas é preciso salientar que é necessário informar sobre essas mudanças.
Para isso, é preciso que você acesse novamente o Portal do MEI e atualize todas essas informações. É importante também entrar em contato com a prefeitura do seu município para falar sobre essas mudanças.
Benefícios do MEI
E se você ainda não é Microempreendedor Individual, mas pretende se tornar, saiba que quem é MEI tem direito a muitos benefícios previdenciários. Mas, para tê-los, é necessário realizar o pagamento do DAS e estar em dia com as demais obrigações do Microempreendedor Individual.
Confira abaixo uma lista com os benefícios previdenciários garantidos ao MEI.
- Salário-maternidade: Para obter este benefício é necessário realizar 10 meses de contribuição;
- Auxílio-doença: Para obter este benefício é necessário realizar 12 meses de contribuição;
- Auxílio-reclusão: Para obter este benefício é necessário realizar 24 meses de contribuição;
- Pensão por morte: Para obter este benefício é necessário realizar 24 meses de contribuição;
- Aposentadoria por invalidez: Para obter este benefício é necessário realizar 12 meses de contribuição;
- Aposentadoria por idade: Para obter este benefício é necessário realizar 180 meses de contribuição.
Agora você já sabe como alterar o nome fantasia do MEI, quais outras informações pode alterar no seu cadastro e os benefícios de ser um Microempreendedor Individual.
Deixe seu comentário