Atendimento INSS: Como agendar o atendimento através do aplicativo

É possível agendar atendimento no INSS pelo aplicativo, sem precisar pegar filas em uma agência e se expor ao coronavírus. A solicitação é bem simples, mas antes disso é necessário baixar o aplicativo Meu INSS.

Se você ainda está com dúvidas, não se preocupe, pois criamos um tutorial sobre como baixar a plataforma, além de agendar atendimento no INSS pelo aplicativo.

Download e cadastro no Meu INSS

Para agendar atendimento no INSS pelo aplicativo, é necessário fazer o download da plataforma no seu smartphone. Clique aqui para baixar o app para Android e aqui para baixar no sistema iOS.

Após baixar o aplicativo, é necessário se cadastrar no Meu INSS. Entre na plataforma, selecione a opção “cadastrar senha”, e em seguida, preencha corretamente o formulário de cadastro apresentado. É possível realizar este passo a passo no site do INSS.

No cadastro, é preciso preencher alguns dados importantes, como seu nome completo, CPF, data de nascimento, além de responder perguntas sobre seu cadastro na Previdência Social. Após este processo é que você conseguirá cadastrar uma senha de acesso no Meu INSS e em outros serviços do Governo Federal.

Além disso, também é possível fazer um certificado digital. Com este certificado digital, basta conectar o token no computador e clicar na imagem do certificado que aparece na página. Mas se você possui um certificado digital em nuvem, é só clicar na imagem do certificado digital, que também é indicada na página de cadastro no site do governo.

O Meu INSS oferece mais de 90 serviços que podem ser realizados de forma remota. A possibilidade de atendimento a distância ganhou força na pandemia e facilitou a vida dos segurados do INSS.

agendar atendimento no INSS pelo aplicativo

Serviços no site do INSS

Entre os mais de 90 serviços oferecidos no site do INSS, podemos destacar:

  • Agendamentos/Solicitações;
  • Agendar perícia;
  • Emitir Guia de Pagamento (GPS);
  • Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT);
  • Calendário de Pagamento;
  • Encontre uma Agência;
  • Verificar Autenticidade de Documentos.

Comunicar CAT no INSS

Um dos serviços mais procurados, tanto no aplicativo quanto no site do INSS, é a Comunicação de Acidente de Trabalho. Para registrar o CAT, é preciso acessar o site da Previdência Social.

O trabalhador deverá preencher um formulário. No documento, ele irá informar o tipo de CAT, para então preencher as demais informações obrigatórias. Só assim o pedido poderá ser concluído.

Confira as informações obrigatórias que devem ser preenchidas no formulário:

  • Para o empregador: razão social ou nome, tipo e número do documento, CNAE, endereço, CEP e telefone;
  • Para o empregado acidentado: dados pessoais, salário, número da Carteira de Trabalho, Identidade, NIT/PIS/PASEP, Endereço, CEP, Telefone, CBO e área;
  • Dados sobre o acidente;
  • Dados sobre ocorrência policial, se houver;
  • Dados sobre o atendimento emergencial e médico recebido;
  • Dados médicos referente ao acidente.

Caso o trabalhador opte por ir até uma agência do INSS e realizar o pedido de forma presencial, as informações deverão ser preenchidas manualmente no formulário impresso.

A empresa deve informar os acidentes de trabalho que ocorrem com seus colaboradores até o primeiro dia útil seguinte à ocorrência, mesmo que não haja afastamento das atividades. Caso este prazo seja ultrapassado, a organização está sujeita a multa.

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS.

Deixe seu comentário