Aditamento FIES 2021: como fazer? Documentos necessários
Todos os anos o Fies é conhecido por ser um dos programas mais concorridos para quem quer estudar e obter maiores chances de ter um financiamento para estudar em uma universidade ou instituições de ensino superior.
Mas, geralmente é preciso estar dentro e alguns pré requisitos, além de ser necessário prestar atenção em alguns procedimentos padrões, como é o caso do aditamento, muito conhecido.
Está com dúvidas sobre o que é? Veja aqui informações completas sobre o que isso significa, como fazer e demais informações para ficar por dentro desse assunto.

Como funciona o aditamento do FIES 2021?
O aditamento do FIES não é nada mais nada menos do que o processo de renovação do financiamento, que é feito de forma semestral em conjunto com o programa do governo e com a instituição escolhida pelo aluno.
Para que o processo renovado seja concretizado, é preciso procurar a CPSA – Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento -, da instituição e assim realizar o processo.
Quando não realiza, o processo pode acarretar no cancelamento automático do programa, dessa forma, para evitar o mesmo, é preciso realizar a solicitação e depois acessar o site oficial do SisFies, confirmando seus dados e informações pessoais, da mesma forma que a confirmação dos valores que poderá pagar durante o curso.
Aditamento simplificado ou não simplificado: qual a diferença?
Muito comentado, o aditamento possui duas opções: a do aditamento simplificado ou a do aditamento não simplificado, mas, qual é a diferença entre eles?
Aditamento simplificado
O procedimento simplificado é quando os valores da mensalidade não terão alteração de um semestre para o outro, sendo assim, o contrato do estudante não será alterado.
Aditamento não simplificado
Já o não simplificado acontecerá de forma contrária, dessa forma, as mensalidades quando possuem alteração em seu valor entre um semestre e o outro, terão alteração direta no contrato.
Como é o processo do aditamento do FIES?
A CPSA é a secretaria responsável para que o processo de aditamento seja realizado. Depois de ser feita a solicitação, o aluno deverá acessar o portal do SisFies e assim, confirmar todos seus dados pessoais e também os valores que estão ali dispostos, tudo dentro do prazo de inscrição. Para emitir a segunda via do boleto Fies veja este tutorial.
Assim que feita a confirmação, o Fies irá liberar o aditamento e notificará o aluno se o procedimento será simplificado ou não. Caso existam erros nas informações, o aluno deverá procurar a CPSA da instituição específica e assim, pedir a correção, que o processo será feito desde o início.
Em caso de um aditamento FIES simplificado, o estudante terá que retirar o DRM – Documento de Regularidade de Matrícula -, corretamente assinado pelo presidente ou vice-presidente da CPSA da instituição.
Se o processo não for simplificado, será preciso pegar o DRM assinado e se dirigir até a instituição financeira com o respectivo fiador, com todos os documentos requisitados pela CPSA.
Como fazer sua inscrição do FIES? Veja aqui
Quer saber como fazer sua inscrição do FIES e não perder tempo de começar logo a estudar com as melhores condições do país? Veja abaixo como funciona o procedimento e fique por dentro.
- Acesse o site oficial do FIES, que é http://fies.mec.gov.br/. Lá, clique na opção “Minha inscrição” e depois em “Fazer cadastro”, se este for seu primeiro acesso. Caso já tenha uma conta, só é preciso clicar na opção “Entrar com GOV.BR”;
- Já nesta página, será necessário realizar seu cadastro preenchendo todas as informações cadastradas;
- Depois de concluir o cadastro, você será redirecionado para a página do FIES. Lá, clique sobre a opção “Entrar com GOV.BR” e depois coloque seu CPF e a senha correspondente;
- Assim, seu nome já estará no sistema de inscrição do FIES, basta preencher o restante das informações que são solicitadas pelo sistema;
- Então, selecione um grupo que possui preferência, selecionando até três opções de curso que tem a intenção de fazer e quais são as instituições de ensino;
- Se for pré-selecionado, será necessário acessar o sistema SisFies e assim, concluir a seleção no período de cinco dias, contando a partir da divulgação do resultado.
Agora que você já sabe como funciona o processo de inscrição do FIES, o aditamento e tudo que precisa prestar atenção, não deixe de acompanhar demais atualizações em nosso site, aqui você terá novidades não só sobre o FIES, mas também sobre demais programas estudantis do governo, como é o caso do SISU, do Prouni e muitos outros. Não perca!
Deixe seu comentário