Abono salarial 2022 – Calendário e quem pode receber
O abono salarial 2022 é um benefício esperado por muitos trabalhadores. Não é para menos, afinal, é um dinheiro extra que pode ajudar nas contas do mês.
Aqui, falamos sobre o calendário do abono salarial 2022 e sobre quem pode receber esse benefício. Acompanhe e conheça todos os detalhes!

O que é o abono salarial?
Trata-se de um benefício garantido a todo trabalhador que atua com registro em carteira (no regime CLT – Consolidação das Leis do Trabalho).
O valor do abono salarial varia de acordo com o tempo de trabalho no ano base, sendo possível ganhar um salário mínimo vigente, no máximo.
Como calcular o valor do abono salarial?
O cálculo do valor do abono salarial PIS/Pasep é relativamente simples! Basta dividir o salário mínimo por doze e multiplicar pelo número de meses trabalhados no ano base.
Tomando o salário-mínimo de 2021 como base e considerando um trabalhador que atuou com registro em carteira durante quatro meses, basta dividir R$ 1.100,00 por 12 e multiplicar o resultado por 4, chegando a um abono salarial e de R$ 367,00.
Como se pode perceber, o valor do benefício é proporcional ao número de meses trabalhados no ano base.
Quem tem direito ao abono salarial 2022?
- Profissionais que trabalharam com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2020;
- Quem ganhou, no máximo, dois salários mínimos por mês, em média;
- Trabalhadores que estão inscritos no PIS/Pasep há cinco anos, pelo menos;
- A empresa deve ter informado os dados do trabalhador corretamente para o governo.
Como saber se tenho direito ao abono salarial 2022?
De acordo com o Ministério do Trabalho, a identificação de trabalhadores que têm direito ao benefício em 2022 está sendo feita desde outubro de 2021 e será finalizada em janeiro de 2022.
Caso queira confirmar se tem direito ao benefício, é possível realizar a consulta abono salarial PIS/Pasep online. A seguir, apresentamos um passo a passo para lhe orientar no uso desse serviço:
Consulta Pis online
- Acesse o portal Caixa FGTS e Pis;
- Informe seu CPF, NIS ou e-mail, bem como sua senha de acesso. Caso não tenha cadastro, informe um desses dados e clique em “cadastrar/esqueci senha” e siga as orientações dadas na página;
- Marque a caixa de recaptcha;
- Clique em “acessar”;
- No menu de serviços, clique em “Pis” e depois em “consulta a pagamento”.
Consulta Pasep online
- Acesse o site de consulta Pasep Banco do Brasil;
- Informe seu número de inscrição Pasep (está na sua carteira de trabalho) ou CPF e data de nascimento;
- Marque a caixa de recaptcha;
- Clique em “confirmar”.
Calendário de pagamentos do abono salarial em 2022
O Ministério do Trabalho informou que o pagamento será feito conforme o calendário publicado pelo Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador) a partir de janeiro de 2022.
As datas oficiais ainda não foram divulgadas, mas é provável que o pagamento aconteça ainda no primeiro semestre de 2022, conforme expectativa do governo.
Vale lembrar que o pagamento do abono salarial começaria em julho de 2021, mas o governo adiou o repasse para que o valor fosse utilizado para outros programas sociais.
Segundo sindicalistas, o adiamento do abono possibilitou manter o BEm (Benefício Emergencial para Preservação de Renda e do Emprego) durante o avanço da pandemia de covid-19.
Como sacar o abono salarial 2022?
O saque do benefício varia se o trabalhador atua no segmento privado (PIS) ou público (Pasep). A seguir, indicamos como sacar o benefício em ambos os casos:
Saque do abono salarial PIS
- Saque com Cartão Cidadão e senha em caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal, lotéricas e correspondentes Caixa Aqui;
- Saque sem Cartão Cidadão em agências da Caixa Econômica Federal, apresentando CPF e documento de identificação;
- Depósito direto em conta individual, caso seja cliente da Caixa Econômica Federal.
Saque do abono salarial Pasep
- Depósito direto em conta no Banco do Brasil, caso seja correntista;
- Saque em caixa eletrônico de agências do Banco do Brasil.
Caso tenha dificuldade para sacar o abono salarial, consulte o banco responsável pelo benefício para saber como proceder. No segmento privado, é a Caixa Econômica Federal. Já no público, é o Banco do Brasil.
Deixe seu comentário