Teclado:

Direito 2 - Beta
Busca:   

Últimas do STJ

DERT do Ceará não consegue suspender decisão que o obriga a pagar pensão

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto
Por: Superior Tribunal de Justiça
Data de Publicação: 30 de novembro de 2007
Envie para: Envie para o Del.icio.us  Envie para o Digg  Envie para o Reddit  Envie para o Simpy  Envie para o Yahoo My Web  Envie para o Furl  Envie para o Blinklist  Envie para o Technorati  Envie para o Google Bookmarks  Envie para o Stumble Upon  Envie para o Feed me links  Envie para o Ma.gnolia  Envie para o Newsvine  Envie para o Squidoo  
Links Patrocinados

O Departamento de Edificações, Rodovias e Transportes do Ceará (DERT) vai continuar pagando pensão mensal, a título de antecipação de tutela, no valor de R$ 7 mil aos pais de jovem falecido em acidente rodoviário em que esteve envolvido veículo pertencente à autarquia. O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Raphael de Barros Monteiro Filho, indeferiu a suspensão de liminar de sentença proposta pelo DERT por considerar a via escolhida inadequada para o caso.

Por depender financeiramente do filho, os pais ingressaram com ação contra a entidade pública exigindo o pagamento de danos morais e materiais. Também solicitaram o pagamento de pensão mensal de R$ 7 mil, com antecipação de tutela (antecipação dos efeitos da sentença). O pedido de tutela antecipada foi indeferido.

Inconformados, os pais entraram com recurso e o Tribunal de Justiça do Ceará (TJ/CE) concedeu a antecipação da tutela. Determinou-se o pagamento aos autores da pensão pleiteada até o julgamento da ação na origem.

O DERT recorreu ao STJ, alegando que a liminar ofenderia a segurança jurídica, já que concedeu provisoriamente algo que poderá não ser concedido em caráter definitivo. A defesa do departamento cearense alega que o valor da pensão seria excessivo e seria rebaixado mesmo que o julgamento fosse favorável aos pais. Além disso, se o julgamento fosse contrário, dificilmente os valores já pagos poderiam ser ressarcidos, pois os pais declararam dependência financeira do filho falecido.

Em sua decisão, o presidente do STJ considerou que o pedido de suspensão não atendia os pressupostos para sua concessão. O ministro destacou que a suspensão não seria o instrumento adequado para tratar de lesão à ordem jurídica. Não se discutiriam ainda na suspensão o quantum (valor) da ação nem seu mérito. “A autarquia requerente não demonstrou, concretamente, a possibilidade de lesão ao erário”, completou.

 

 Link para a página original


0 pessoas comentaram a notícia "DERT do Ceará não consegue suspender decisão que o obriga a pagar pensão"

    Deixe o seu comentário

    Utilize se necessário <b><em><i><u><strong> em seu comentário.

    Ao comentar, você está automaticamente concordando com os critérios de uso dos comentários deste site.

     Notifique-me dos próximos comentários por e-mail...


    * Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar necessariamente a opinião do Direito 2.
    Recomende esta página   Imprimir esta página
    © 1999 - 2008 Direito2.com.br® alguns direitos reservados.
    Termos de Uso - Privacidade - Alerta - Informar Bug - Acessibilidade

    Todo o conteúdo poderá ser copiado desde que devidamente identificada a origem.
    Processada em 0.609s
    Brasil
    Aprovado - Acessibilidade Brasil
    NAC: C976D GKG2G
    Veja meus vizinhos na Internet
    Valid XHTML 1.1
    Valid CSS!
    Any Browser
    W3 Table Less
    WeZ Stats