Teclado:

Direito 2 - Beta
Busca:   

Últimas do STJ

Omissão de sindicato leva trabalhador a pedir indenização por dano moral

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto
Por: Superior Tribunal de Justiça
Data de Publicação: 30 de outubro de 2000
Envie para: Envie para o Del.icio.us  Envie para o Digg  Envie para o Reddit  Envie para o Simpy  Envie para o Yahoo My Web  Envie para o Furl  Envie para o Blinklist  Envie para o Technorati  Envie para o Google Bookmarks  Envie para o Stumble Upon  Envie para o Feed me links  Envie para o Ma.gnolia  Envie para o Newsvine  Envie para o Squidoo  
Links Patrocinados

Um sindicato acusado de omissão na defesa dos direitos trabalhistas terá de responder a uma ação de indenização por dano moral na 16ª Vara Cível de Curitiba. O trabalhador alega que ele mesmo teve que providenciar a defesa de seus direitos legais porque a entidade sindical recusou-se a assumir essa responsabilidade, deixando-o ao arbítrio do empregador. A Justiça do Trabalho de primeiro grau considerou-se incompetente para julgar a ação ajuizada pelo auxiliar de escritório João Baptista Portella contra o Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Minérios e Derivados de Petróleo do Paraná. Ao julgar o conflito de competência, a Segunda Seção do Superior Tribunal de Justiça concluiu que o caso não é mesmo do âmbito da Justiça do Trabalho porque não constitui litígio entre empregado e empregador e nem de qualquer ato diretamente relacionado ao cumprimento de contrato de trabalho. A ação é de responsabilidade civil e, portanto, deve ser resolvida pela Justiça comum, esclareceu o relator do conflito de competência, ministro Aldir Passarinho Junior. João Baptista, que pede uma indenização de R$ 8.400, trabalhou na empresa Dinizilda Comércio de Combustiveis entre 8 de dezembro de 96 e 8 de janeiro de 1997, sem registro na carteira de trabalho. Ele pediu ao sindicato que levasse o caso à Delegacia Regional do Trabalho para que a empresa fosse intimada a esclarecer a irregularidade. Segundo a defesa do trabalhador, a diretoria da entidade recusou-se a adotar qualquer iniciativa, tanto administrativa quanto judicial, fugindo às responsabilidades determinadas na Constituição, e chegou a justificar que o trabalho sem carteira assinada era decorrente do desemprego. O auxiliar de escritório diz que foi vítima de discriminação vergonhosa porque o sindicato comportou-se de outra maneira e defendeu coerentemente os interesses de outros trabalhadores sindicalizados. Ao contestar as acusações de João Baptista, o Sindicato alegou que prestou toda assistência possível e necessária e não praticou qualquer ato ilegal.

 

 Link para a página original


0 pessoas comentaram a notícia "Omissão de sindicato leva trabalhador a pedir indenização por dano moral"

    Deixe o seu comentário

    Utilize se necessário <b><em><i><u><strong> em seu comentário.

    Ao comentar, você está automaticamente concordando com os critérios de uso dos comentários deste site.

     Notifique-me dos próximos comentários por e-mail...


    * Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar necessariamente a opinião do Direito 2.
    Recomende esta página   Imprimir esta página
    © 1999 - 2008 Direito2.com.br® alguns direitos reservados.
    Termos de Uso - Privacidade - Alerta - Informar Bug - Acessibilidade

    Todo o conteúdo poderá ser copiado desde que devidamente identificada a origem.
    Processada em 0.469s
    Brasil
    Aprovado - Acessibilidade Brasil
    NAC: C976D GKG2G
    Veja meus vizinhos na Internet
    Valid XHTML 1.1
    Valid CSS!
    Any Browser
    W3 Table Less
    WeZ Stats