Teclado:

Direito 2 - Beta
Busca:   

Últimas do STJ

Casamento bígamo pode ser anulado a qualquer tempo

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto
Por: Superior Tribunal de Justiça
Data de Publicação: 18 de outubro de 1999
Envie para: Envie para o Del.icio.us  Envie para o Digg  Envie para o Reddit  Envie para o Simpy  Envie para o Yahoo My Web  Envie para o Furl  Envie para o Blinklist  Envie para o Technorati  Envie para o Google Bookmarks  Envie para o Stumble Upon  Envie para o Feed me links  Envie para o Ma.gnolia  Envie para o Newsvine  Envie para o Squidoo  
Links Patrocinados

A ação de anulação de casamento em razão de bigamia é imprescritível. Esta foi a decisão unânime da Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça. O Ministério Público da Comarca de Mogi das Cruzes (SP) entrou na Justiça para que fosse declarada a invalidade do casamento de M.A.S.F., ocorrido em 1965, com um homem que, no entanto, já era casado com outra mulher desde 1947 e sem ter sido dissolvido - configurando bigamia. O juiz de primeiro grau, acatando a alegação da defensora de M.A.S.F. de ilegitimidade do MP para entrar com a ação, julgou extinto o processo sem julgar o mérito. Decisão revertida no Tribunal de Justiça de São Paulo que, afastando a ilegitimidade ministerial, o remeteu de volta à origem, para que fossem apreciadas as questões não apreciadas. Dessa vez, o juiz de Direito de Mogi das Cruzes desconstituiu o casamento, acolhendo os outros pontos do pedido do MP: cancelamento do registro do matrimônio e a averbação da sentença no registro de imóveis competente. A defensora apelou da decisão, argumentando que - tendo o casamento ocorrido em 1965, quando M.A.S.F. tinha 17 e o marido 49 anos, e a ação proposta apenas em 1991, já havendo ele falecido há dez anos - a ação prescreveu, visto que nas ações pessoais o prazo é de 20 anos. Apontando, ainda, a putatividade do casamento, ou seja, a suposição de legalidade, em razão da boa-fé da sua cliente. Como o tribunal só lhe deu ganho de causa parcialmente, não reconhecendo a prescrição, recorreu ao STJ. O ministro Barros Monteiro, relator do processo, não conheceu do recurso, visto que não houve nenhuma afronta à lei federal e a decisão anterior em nada prejudicou M.A.S.F. e seus filhos. Com esse entendimento, fica valendo a decisão da Justiça paulista de que, se o casamento for nulo por comprovada bigamia, não há como se falar em prescrição da ação de anulação; impondo-se, por outro lado, o reconhecimento da putatividade desse casamento, em relação à mulher inocente e aos filhos do casal.

 

 Link para a página original


0 pessoas comentaram a notícia "Casamento bígamo pode ser anulado a qualquer tempo"

    Deixe o seu comentário

    Utilize se necessário <b><em><i><u><strong> em seu comentário.

    Ao comentar, você está automaticamente concordando com os critérios de uso dos comentários deste site.

     Notifique-me dos próximos comentários por e-mail...


    * Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar necessariamente a opinião do Direito 2.
    Recomende esta página   Imprimir esta página
    © 1999 - 2008 Direito2.com.br® alguns direitos reservados.
    Termos de Uso - Privacidade - Alerta - Informar Bug - Acessibilidade

    Todo o conteúdo poderá ser copiado desde que devidamente identificada a origem.
    Processada em 0.844s
    Brasil
    Aprovado - Acessibilidade Brasil
    NAC: C976D GKG2G
    Veja meus vizinhos na Internet
    Valid XHTML 1.1
    Valid CSS!
    Any Browser
    W3 Table Less
    WeZ Stats