Teclado:

Direito 2 - Beta
Busca:   

Últimas do STJ

STJ nega habeas corpus a juiz aposentado acusado de homicídio

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto
Por: Superior Tribunal de Justiça
Data de Publicação: 11 de outubro de 1999
Envie para: Envie para o Del.icio.us  Envie para o Digg  Envie para o Reddit  Envie para o Simpy  Envie para o Yahoo My Web  Envie para o Furl  Envie para o Blinklist  Envie para o Technorati  Envie para o Google Bookmarks  Envie para o Stumble Upon  Envie para o Feed me links  Envie para o Ma.gnolia  Envie para o Newsvine  Envie para o Squidoo  
Links Patrocinados

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça negou, por unanimidade, habeas corpus ao juiz aposentado Júlio César Springer de Aboim Pitanga. O magistrado foi condenado pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro à pena de sete anos de reclusão, em regime semi-aberto, por homicídio. O juiz Pitanga vinha recebendo telefonemas anônimos com ameaças a sua vida de um grupo de extermínio ligado a uma juíza, que agia em Macaé (RJ) extorquindo clientes de advogados e ameaçando promotores e juízes em troca de segurança. No dia 11 de julho de 1990, o juiz e mais três homens teriam saído armados com metralhadoras de grosso calibre à caça de pessoas que, segundo boatos, eram integrantes do grupo de extermínio. Ao encontrá-las, por volta das 20 h, iniciou-se um tiroteio que resultou em três mortes e quatro feridos. O juiz Júlio Pitanga entrou com pedido de habeas corpus alegando legítima defesa e falta de fundamentação, pela impossibilidade de provar nos autos quem teria disparado o primeiro tiro. Estas alegações foram consideradas improcedentes, pelo fato de o réu e seus cúmplices terem procurado o grupo rival portando armas e munição, o que pode caracterizar ação criminosa planejada e premeditada e demonstra que estavam preparados para cometer atos violentos. Para o ministro Fernando Gonçalves, relator do processo no STJ, não houve qualquer afronta na decisão do tribunal de origem que, apesar de sucinta, deu abordagem adequada e correta à tese da defesa, sem causar-lhe prejuízo. No entender do relator, o tribunal fluminense examinou toda a matéria levantada, dando aplicabilidade, inclusive, ao direito de defesa, em nenhum momento cerceado. Razão pela qual negou habeas corpus ao juiz.

 

 Link para a página original


0 pessoas comentaram a notícia "STJ nega habeas corpus a juiz aposentado acusado de homicídio"

    Deixe o seu comentário

    Utilize se necessário <b><em><i><u><strong> em seu comentário.

    Ao comentar, você está automaticamente concordando com os critérios de uso dos comentários deste site.

     Notifique-me dos próximos comentários por e-mail...


    * Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar necessariamente a opinião do Direito 2.
    Recomende esta página   Imprimir esta página
    © 1999 - 2008 Direito2.com.br® alguns direitos reservados.
    Termos de Uso - Privacidade - Alerta - Informar Bug - Acessibilidade

    Todo o conteúdo poderá ser copiado desde que devidamente identificada a origem.
    Processada em 0.471s
    Brasil
    Aprovado - Acessibilidade Brasil
    NAC: C976D GKG2G
    Veja meus vizinhos na Internet
    Valid XHTML 1.1
    Valid CSS!
    Any Browser
    W3 Table Less
    WeZ Stats