Teclado:

Direito 2 - Beta
Busca:   

Últimas da OAB

Entrevista com Cezar Britto: Poder Judiciário

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto
Por: Ordem dos Advogados do Brasil
Data de Publicação: 11 de novembro de 2007
Envie para: Envie para o Del.icio.us  Envie para o Digg  Envie para o Reddit  Envie para o Simpy  Envie para o Yahoo My Web  Envie para o Furl  Envie para o Blinklist  Envie para o Technorati  Envie para o Google Bookmarks  Envie para o Stumble Upon  Envie para o Feed me links  Envie para o Ma.gnolia  Envie para o Newsvine  Envie para o Squidoo  
Links Patrocinados

Natal (RN), 11/11/2007 - Na última sexta-feira, no Hotel Serhs, o presidente Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, o presidente da OAB-RN, Paulo Eduardo, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, João Maria Trajano, conselheiros, o procurador da Justiça, José Augusto Peres, e até o senador Garibaldi Filho, participaram do lançamento da XX Conferência Nacional dos Advogados, que tem como tema central a aplicação, a efetividade e o papel transformador da Constituição de 1988, que completa 20 anos. Sobre esse assunto, Cezar Britto falou da importância de fazer uma avaliação profunda, inclusive, apontando diretrizes que possam modificar possíveis falhas no sistema. A entrevista foi concedida à repórter Anelly Medeiros e publicada na edição de hoje (11) do jornal Tribuna do Norte (RN):

P - Como o senhor analisa a Constituição Federal nessas duas décadas?

R - A Constituição cumpriu uma etapa importante, quando rompeu e revogou o entulho autoritário imposto pelo golpe militar, tendo êxito democrático. Mas, ainda falha, quando não implementa vários dos princípios, como a desigualdade, a liberdade e da moralidade. O Brasil ainda convive com a desigualdade social, regional e racial. No campo da liberdade, o direito à defesa está cada vez mais diminuindo, amedrontando o cidadão. Os bens nascidos têm acesso às universidades e aos melhores cargos; e os corruptos continuam tomando conta do patrimônio público.

P - E porque a Constituição ainda não é cumprida totalmente?

R - Esse é um dos desafios da Conferência. Precisamos descobrir como fazer para a Constituição ser cumprida. O Brasil não rompeu definitivamente com a visão conservadora e colonialista de vários políticos que preferem subjugar o povo, mantendo-o afastado das decisões importantes do país. Os cidadãos não compreendem o poder que tem perante a Constituição.

 

 Link para a página original


0 pessoas comentaram a notícia "Entrevista com Cezar Britto: Poder Judiciário"

    Deixe o seu comentário

    Utilize se necessário <b><em><i><u><strong> em seu comentário.

    Ao comentar, você está automaticamente concordando com os critérios de uso dos comentários deste site.

     Notifique-me dos próximos comentários por e-mail...


    * Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar necessariamente a opinião do Direito 2.
    Recomende esta página   Imprimir esta página
    © 1999 - 2008 Direito2.com.br® alguns direitos reservados.
    Termos de Uso - Privacidade - Alerta - Informar Bug - Acessibilidade

    Todo o conteúdo poderá ser copiado desde que devidamente identificada a origem.
    Processada em 0.344s
    Brasil
    Aprovado - Acessibilidade Brasil
    NAC: C976D GKG2G
    Veja meus vizinhos na Internet
    Valid XHTML 1.1
    Valid CSS!
    Any Browser
    W3 Table Less
    WeZ Stats