Teclado:

Direito 2 - Beta
Busca:   

Últimas da OAB

OAB-PA julga advogados e corta na própria carne

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto
Por: Ordem dos Advogados do Brasil
Data de Publicação: 31 de dezembro de 2005
Envie para: Envie para o Del.icio.us  Envie para o Digg  Envie para o Reddit  Envie para o Simpy  Envie para o Yahoo My Web  Envie para o Furl  Envie para o Blinklist  Envie para o Technorati  Envie para o Google Bookmarks  Envie para o Stumble Upon  Envie para o Feed me links  Envie para o Ma.gnolia  Envie para o Newsvine  Envie para o Squidoo  
Links Patrocinados

Belém, 31/12/2005 - ?A Ordem demonstra à sociedade que é capaz de cortar na própria carne para defender a ética e a imagem da advocacia?. A afirmação é do presidente da Seccional do Pará da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante Junior, ao comentar o julgamento de processos disciplinares pelo Tribunal de Ética e Disciplina (TED) que, neste ano, recebeu 255 casos, a maioria deles tratando-se de investidas de cidadãos contra advogados, totalizando 186 processos. Os restantes 69 processos foram impetrados por advogados contra membros da própria classe.

O TED julgou mais da metade dos processos, 158, e arquivou 84 por carência de dados comprobatórios. Um total de 94% dos casos apurados foram causados por apropriação de valores ou não prestação de contas de advogados com seus clientes. ?Os números não são assustadores de olhados do ponto de vista da estatística, pura e simples, pois mais da metade dos processos julgados pelo TED foram arquivados, por não se configurarem violação ao Código de Ética. No entanto, se a infração vier a ser cometida, isso demonstra que as formações familiar, educacional e profissional precisam ser aperfeiçoadas?, comenta Ophir Junior. Nesse sentido, a Ordem no Pará irá efetivar um convênio com universidade locais, no próximo ano, para demonstrar a importância da profissão e da atuação ética do advogado, com a realização de palestras.

Para o presidente do TED, José Augusto Torres Potiguar, a quantidade de casos, dentro do universo de advogados inscritos na OAB-PA, mais de 8 mil ativos, não macula a imagem da classe, mas reflete a postura ética e séria do Tribunal, que tem apurado os casos e punido os advogados infratores. O julgamento do TED resultou na suspensão de 99 advogados - 33 deles por violação aos deveres previstos no Código de Ética, 6 sofreram advertência, 2 sofreram censura e um teve pena de exclusão.

Atualmente, 388 processos disciplinares tramitam na OAB-PA, à espera de encaminhamento ao TED. Eles terão de ser previamente avaliados por conselheiros da entidade.Desses, 341 são por motivos disciplinares, mas a grande maioria se encontra nos 47 processos restantes, movidos por inadimplência, que envolve um total de 1.410 advogados paraenses. Cada processo envolve, em média, 30 advogados. ?A responsabilidade da Ordem sobre a verificação do cometimento da violação ao Código de Ética e Disciplina é fundamental à garantia da respeitabilidade e da credibilidade da profissão?, encerra Ophir Junior.

 

 Link para a página original


0 pessoas comentaram a notícia "OAB-PA julga advogados e corta na própria carne"

    Deixe o seu comentário

    Utilize se necessário <b><em><i><u><strong> em seu comentário.

    Ao comentar, você está automaticamente concordando com os critérios de uso dos comentários deste site.

     Notifique-me dos próximos comentários por e-mail...


    * Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar necessariamente a opinião do Direito 2.
    Recomende esta página   Imprimir esta página
    © 1999 - 2008 Direito2.com.br® alguns direitos reservados.
    Termos de Uso - Privacidade - Alerta - Informar Bug - Acessibilidade

    Todo o conteúdo poderá ser copiado desde que devidamente identificada a origem.
    Processada em 0.531s
    Brasil
    Aprovado - Acessibilidade Brasil
    NAC: C976D GKG2G
    Veja meus vizinhos na Internet
    Valid XHTML 1.1
    Valid CSS!
    Any Browser
    W3 Table Less
    WeZ Stats