A senadora e líder do PT, Ideli Salvatti (PT-SC), comentou nesta quarta-feira (19) as mais recentes pesquisas de opinião realizadas pelo Datafolha e pelo Ibope sobre a eleição de outubro próximo. Segundo ela, o comando de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva não foi surpreendido pelo crescimento do ex-governador Geraldo Alckmin.
- Pesquisa é o retrato daquele momento e, muitas vezes, aquilo que se configura na pesquisa não se confirma nas urnas - avaliou.
Ideli lembrou que, em 2002, as pesquisas de boca-de-urna a colocavam em quinto lugar na preferência do eleitorado catarinense, mas acabou sendo eleita e o primeiro colocado nas pesquisas ficou em quarto após a contagem dos votos.
Analisando os dados da pesquisa realizada pelo Ibope em Santa Catarina, a senadora calculou que quem teve crescimento no índice de rejeição foi o candidato Geraldo Alckmin e não o presidente Lula. Segundo o Ibope, Lula é o campeão de rejeição no estado, com 41%, e Alckmin tem o menor percentual nesse quesito, com 12%.
Ideli disse ainda que Alckmin está bem nas pesquisas em Santa Catarina porque o candidato tucano tem marcado presença no estado a cada duas semanas. Ela também assinalou que Alckmin tem "um palanque sólido" no estado construído por uma aliança que tem apresentado problemas.
A senadora disse que o prefeito de São Francisco do Sul, Odilon Ferreira (PMDB), já anunciou que votará em quem quiser "e que não é louco de fazer campanha para outro candidato que não seja o presidente Lula". Segundo Ideli, o município recebeu "uma atuação muito significativa da União" e o estado contou com grandes investimentos do governo federal, como a duplicação da BR-121, obras em quatro portos e o aumento de três para sete escolas técnicas.
Ideli também apresentou requerimento de pesar pela morte do ator Raul Cortez, que recebeu adesão do presidente do Senado, Renan Calheiros, e do senador Ney Suassuna (PMDB-PB).
Link para a página original
0 pessoas comentaram a notícia "Ideli comenta pesquisas sobre eleição presidencial"
Deixe o seu comentário
Você deseja ver o seu avatar no seu próximo comentário? Você precisa do Gravatar.
* Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar necessariamente a opinião do Direito 2.