O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), senador Cristovam Buarque (PDT-DF), recebeu a informação de que uma outra universidade estrangeira poderia estar envolvida no projeto que utiliza cobaias humanas em pesquisa sobre a malária. De acordo com a assessoria do senador, Cristovam decidiu, diante dessa informação, convidar o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, para a audiência pública destinada ao esclarecimento das denúncias.
O senador já pediu ao Ministério Público que investigue as denúncias de que organização não-governamental (ONG) financiada por universidade norte-americana estaria pagando R$ 12,00, por seis horas e meia de trabalho, a cada pessoa da comunidade de São Raimundo do Pirativa (AP) que servisse de isca para atrair mosquitos transmissores da malária.
O presidente da CDH já havia sugerido, em requerimento aprovado na última reunião da comissão, que fossem convidados os ministros da Saúde, José Saraiva Felipe, e da Ciência e Tecnologia, Sérgio Machado Rezende, para discutir o assunto. Pediu ainda a presença do coordenador da pesquisa, Alan Kardek Galardo, do promotor público do estado do Amapá, Haroldo Franco, do presidente do Conselho Regional de Medicina daquele estado, Dardeg Aleixo, e da líder da comunidade, Maria Siqueira.
A audiência deverá ser realizada em fevereiro, pois em janeiro o colegiado analisará apenas as matérias constantes da pauta de convocação extraordinária do Congresso Nacional.
Link para a página original
0 pessoas comentaram a notícia "Comissão quer apurar novas denúncias sobre uso de cobaia humana"
Deixe o seu comentário
* Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar necessariamente a opinião do Direito 2.